UBERLÂNDIA-MG, 30 de novembro de 2009.
Prezado Edson,
Fazendo o impossível para não fugir ao Tópico, estamos vivendo a mesma realidade.
Desde as minhas primeiras postagens aqui no FórumWeb sobre Laudos, NENHUM Cliente ou ex-Cliente implementou TEF. TODOS com POS.
Taxaram-me de "Alarmista Fiscal" e se negaram a ratear despesas com idas a São Paulo-SP e Laudos INATEL - ainda sob controle da SEFAZ-MG, bem antes do Roteiro de Análise CONFAZ.
Hoje, foram intimados a trocar o Aplicativo Fiscal, com investimentos acima de R$ 2.000,00 somente no PAF-ECF, sem contar o transtorno de migração de base de dados e nova operacionalização. E ainda terão que amargar a NFe em 2010.
Não vejo alternativa melhor do que cada Desenvolvedor trabalhar em seus Projetos, sejam eles PAF-ECF ou ERP, já focados na NFe e SPED Fiscal e Contábil.
O ACBrNFePCN e seus Módulos para SPED vem a suprir todas nossas necessidades. Basta que cada um utilize e se comprometa a auxiliar os demais, publicando aqui no FórumWeb, dúvidas e soluções encontradas.
Não acredito na possibilidade de um PAF-ECF "Free/Open", "Genérico", pois teríamos que ter uma PJ e equipe dedicada, e isso demanda em investimento alto. Mesmo que os fontes sejam abertos, cada um teria que ter domínio total, enfrentar o TEF e o Laudo, pois uma Entidade ( nossa PJ ) assumir Responsabilidades Técnicas junto ao FISCO no Brasil inteiro é "medonho".
Como alternativa, acabei por cometer um grande erro:
- Sair da "CARREIRA-SOLO", para compor uma grande equipe em regime CLT. Durou dois anos. Agora, enfrento Processos Seletivos. Testes, entrevistas e avaliações Psicológicas... Tudo TRAVA quando chegam na minha idade, 44 !!! "Somente para <= 35 !!!", dizem.
if age <= 35 then OpenDoors else FootInAss;
:(
"Para quê gastar mais com um bom-velhinho, se um fresquinho-recém-formado em TI & afins trabalha por 1 1/2 Salário Mínimo Bruto?!" O Sistema é bruto...
Ser um Profissional Sênior virou tormenta da hora. Enquanto isso não muda,
Aos algorítmos... ACBrNFePCN, ACBrSpedFiscal, e agora também ACBrSpedContabil. Sempre de olho no ACBr (ECF)...
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.