FórumWeb: Acbrtefd. Novo Componente Tef Com Suporte A Multiplos Cartões - FórumWeb

Ir para

• (28 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

Acbrtefd. Novo Componente Tef Com Suporte A Multiplos Cartões Ajuda no desenvolvimento Avaliar tópico: ***** 1 Votos

#1 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone
  • Grupo: Coordenador
  • Cadastrado: 15-February 05
  • Estado:São Paulo

Postou 29 November 2009 - 01:16 PM

Olá pessoal,

Depois de analisar o ACBrTEF, e concluir que seria muito difícil implementar suporte a múltiplos cartões nele, decidi criar em um novo componente para TEF... que por enquanto estou chamando-o de ACBrTEFD...

O processo de desenvolvimento ainda está no inicio... e por isso, estou comitando as alterações na pasta "branches" do SVN do ACBr... o repositório pode ser acessando em:
https://acbr.svn.sou...nches/ACBrTEFD/
( Para baixar pelo SVN (pela primeira vez) faça um novo Checkout )

Como estou usando Lazarus como ferramenta principal, por enquanto apenas fiz um Package e Demo para Lazarus... mas que podem ser facilmente convertidos para Delphi (agradeço se algum colaborador o fizer e me enviar...)

O diretório ACBrTEFD deve ser copiado dentro da pasta do ACBr... no mesmo nível dos diretórios ACBrNFePCN e ACBrSpedFiscal

Quem quiser testar no Lazarus, recomendo baixar a versão de Snapshot do Lazarus http://www.hu.freepascal.org/lazarus/ (para Windows use: Lazarus + fpc 2.3.1 win32 )
Será necessária a instalação do Package ACBr_LCL.lpk, e depois o ACBrTEFD.lpk

#2 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 29 November 2009 - 03:30 PM

Bom... agora as dúvidas:

Nunca homologuei para múltiplos cartões, e a documentação existente é um tanto vaga....

- Problema 1: Qual é o processo correto para usar vários vinculados após o fechamento de cupom ?

Percebi que alguns ECFs permitem vários vinculados na mesma forma de pagamento, enquanto outros não.... Exemplo,Num cupom de R$ 30,00 3 amigos resolvem dividir a conta...
SubTotalizaCupom
EfetuaPagamento( '02', 10.00 )  02 = "CARTAO" -> Cartão 1
EfetuaPagamento( '02', 10.00 )  -> Cartão 2
EfetuaPagamento( '02', 10.00 )  -> Cartão 3
FechaCupom

Alguns ECFs permitem que eu abra, na seqüência após o fechamento do Cupom... 3 vinculados diferentes, usando a mesma Forma de Pagamento... Porém na Bematech, aparentemente, isso não é permitido (me corrijam se eu estiver errado)

AbreCupomVinculado( '000010' , '02', 10.00)    '000010' - Cupom fiscal anterior, '02' Forma de Pagamento CARTAO  -> Cartão 1
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 1' ) 
FechaRelatorio 

AbreCupomVinculado( '000010' , '02', 10.00)      -> Cartão 2
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 2' ) 
FechaRelatorio 

AbreCupomVinculado( '000010' , '02', 10.00)      -> Cartão 3
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 3' ) 
FechaRelatorio 

Se o ECF não permitir abrir vários Vinculados para a mesma Forma de Pagamento... poderíamos usar o mesmo Vinculado para imprimir todos os comprovantes ??

AbreCupomVinculado( '000010' , '02', 10.00)      
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 1' )       -> Cartão 1
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 2' )       -> Cartão 2
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE 3' )       -> Cartão 3
FechaRelatorio 

#3 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 29 November 2009 - 03:35 PM

Duvida.

Quando o programa está se recuperando da queda de energia, ele deve efetuar um CNC para todas as transações que já foram confirmadas (CNF) porém não impressas... e enviar um NCN para a última transação que ainda não foi confirmada...

A operação CNC sempre gera impressão... Caso existam vários CNC a serem efetuados...

O programa deve efetuar todos os CNCs e só depois disso iniciar a impressão dos comprovantes do CNC ?

Ou a cada CNC efetuado, já se efetua a impressão e a confirmação da impressão (CNF) ??

#4 Membro offline   clsimons

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 17-September 08

Postou 30 November 2009 - 09:50 AM

Ver postDaniel Simões, em 29 November 2009 - 04:35 PM, disse:

Duvida.

Quando o programa está se recuperando da queda de energia, ele deve efetuar um CNC para todas as transações que já foram confirmadas (CNF) porém não impressas... e enviar um NCN para a última transação que ainda não foi confirmada...

A operação CNC sempre gera impressão... Caso existam vários CNC a serem efetuados...

O programa deve efetuar todos os CNCs e só depois disso iniciar a impressão dos comprovantes do CNC ?

Ou a cada CNC efetuado, já se efetua a impressão e a confirmação da impressão (CNF) ??

Bom dia Daniel!

ja homologuei com tef dedicado para multiplos cartoes.

fiz da seguinte forma:

abro apenas um vinculado colocando la todos os comprovantes e dai junto todas as formas de pagamento em um unica.

assim consegui homologar na visa, software etc..

outra forma seria um vinculado para cada forma de pagamento, mas particularmente acho dificil de fazer um controle de recuperação..

entao em um controle de recuperacao imprimo novamente todos os comprovantes em um gerencial.

qualquer duvida posso ajudar nisso pois fiquei craque nisso...

so que uso o ACBrMonitor com Java. e faço o tef com a CliSiTef da SoftwareExpress.

#5 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 30 November 2009 - 02:14 PM

Olá clsimons,

Obrigado pela resposta...

Pelo que compreendi... mesmo quando são Formas de pagamento diferentes, vc faz a impressão dos comprovantes em um único Vinculado ?

Exemplo:
SubTotalizaCupom
EfetuaPagamento( '02', 10.00 )  02 = "MASTER" -> Cartão 1
EfetuaPagamento( '03', 10.00 )  03 = "VISA"   -> Cartão 2
EfetuaPagamento( '04', 10.00 )  04 = "AMEX"   -> Cartão 3
FechaCupom

Para a impressão do Vinculado, faria-mos:

LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 1 em 2 vias' )       -> Cartão 1
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 2 em 2 vias' )       -> Cartão 2
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 3 em 2 vias' )       -> Cartão 3
FechaRelatorio 

Essa lógica está correta ?

PS: Alguma dica em relação a minha dúvida do CNC ?

#6 Membro offline   clsimons

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip

Postou 30 November 2009 - 04:01 PM

Sim, Junto tudo numa forma de pagamento chamada Tef.

e ai imprimo os comprovantes em um unico vinculado.

#7 Membro offline   clsimons

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip

Postou 30 November 2009 - 04:04 PM

Ver postDaniel Simões, em 30 November 2009 - 03:14 PM, disse:

Olá clsimons,

Obrigado pela resposta...

Pelo que compreendi... mesmo quando são Formas de pagamento diferentes, vc faz a impressão dos comprovantes em um único Vinculado ?

Exemplo:
SubTotalizaCupom
EfetuaPagamento( '02', 10.00 )  02 = "MASTER" -> Cartão 1
EfetuaPagamento( '03', 10.00 )  03 = "VISA"   -> Cartão 2
EfetuaPagamento( '04', 10.00 )  04 = "AMEX"   -> Cartão 3
FechaCupom

Para a impressão do Vinculado, faria-mos:

LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 1 em 2 vias' )       -> Cartão 1
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 2 em 2 vias' )       -> Cartão 2
LinhaCupomVinculado( 'TEXTO DO COMPROVANTE do CARTAO 3 em 2 vias' )       -> Cartão 3
FechaRelatorio 

Essa lógica está correta ?

PS: Alguma dica em relação a minha dúvida do CNC ?

uma mudança na sua logica:

AbreCupomVinculado( '000010' , '02', 30.00)   //aqui esta a mudanca eu somo todas as formas pois no comprovantes o valor da forma de pagamento deve ser igual ao total do vinculado   
FechaRelatorio 

#8 Membro offline   Magno System

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 09-March 07
  • Estado:Minas Gerais

Postou 30 November 2009 - 07:35 PM

Daniel, homologuei para TEF DEDICADO e você eu tenho apenas a FORMA DINHEIRO, CHEQUE E CARTÃO, portanto se passarem 3 cartões no valor de 10,00 cada um, soma-se todos os valores de cartão (30,00), fecha com a forma de pagamento cartão e imprime 1 vinculado somente sendo que neste vinculado você inclui todos os comprovantes de todos os cartões.

#9 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 30 November 2009 - 07:56 PM

Aqui outro ponto que tenho dúvida...

Estava imaginando fazer o rotina de CRT, efetuar o pagamento no ECF, assim que a transação fosse aprovada... (esta é a maneira atual da minha rotina de TEF (apenas para 1 cartão) e do atual ACBrTEF

Seria melhor buferizar os pagamentos e imprimir acumulando os pagamentos da mesma finalizadora ? Ou imprimir a cada transação aprovada ?

#10 Membro offline   gransoft

• Membro - Pleno 2
  • Ícone
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 21-February 05

Postou 30 November 2009 - 08:01 PM

Ver postDaniel Simões, em 30 November 2009 - 08:56 PM, disse:

Seria melhor buferizar os pagamentos...

UBERLÂNDIA-MG, 30 de novembro de 2009.

Prezado Daniel,

Não existe uma "regrinha" contra isso no TEF ?!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

#11 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 30 November 2009 - 10:59 PM

Oi Janis,

A buferização de Itens que não é vista com bons olhos.... (mas eles permitem.. desde que vc preencha um Termo (documento: Modelo Carta de NÃO CONCOMITÂNCIA.doc) )

Nesse caso aqui, trata-se da buferização dos pagamentos... que eu não faço até o momento... mas pode ser "uma boa", pois permitiria ao usuário trocar o meio de pagamento antes do termino...

#12 Membro offline   Isaque Pinheiro

• Membro - Pleno 2
  • Ícone
  • Grupo: Moderador
  • Cadastrado: 25-July 09
  • Estado:Espírito Santo

Postou 01 December 2009 - 06:52 AM

Ver postDaniel Simões, em 30 November 2009 - 11:59 PM, disse:

Oi Janis,

A buferização de Itens que não é vista com bons olhos.... (mas eles permitem.. desde que vc preencha um Termo (documento: Modelo Carta de NÃO CONCOMITÂNCIA.doc) )

Nesse caso aqui, trata-se da buferização dos pagamentos... que eu não faço até o momento... mas pode ser "uma boa", pois permitiria ao usuário trocar o meio de pagamento antes do termino...

Ei Daniel, gostaria de estar ajudando nesse projeto, mas estou abarrotado nesse momento, mas fica aqui minha força para que vcs consigão, pois seria uma evolução e tanto para o ACBrTEF.

O pessoal que compraram, o componente que tem ai no mercado que é multi cartão (esqueci o nome), poderiam dar uma força ai de como funciona a transação heim o que acham ?

Abraço.

#13 Membro offline   clsimons

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip

Postou 01 December 2009 - 11:35 AM

Daniel!

nessa logica de multiplos pagamentos voce não podera imprimir o comprovante logo que seja aprovada a transação, eu mesmo primeiro pesso todas as formas de pagamento ate fechar o valor total do cupom, ate porque pode-se pagar em varias formas de pagamento junto com cartao (o que nao é comum, mas pode acontecer), entao jutno tudo o que é tef (forma de pagamento, uma unica para todos os cartoes), e ai imprimo o vinculado com todos os comprovantes.

so que para a consulta cheques, segundo o manual da softwareexpress voce deveria imprimir o comprovante imediatamente apos a autorizacao da transação, so que eu faço da mesma forma que os cartoes e homologei assim e eles nao reclamaram, nem deram bola, o que voce nao pode é ter varias formas de pagamento tef oiu como voce tem (visa, master, etc...) e um unico vinculado, se voce for fazer uma forma de pagamento para cada cartao tera que fazer um vinculado para cada forma de pagamento isso é regra na visa, agora se voce juntar todas as formas de pagamento em uma so (tef por exemplo), voce podera usar somente um vinculado, eu pessoalmente achei melhor assim pois fica menos controles ate na hora refazer a impressao por algum problema.

#14 Membro offline   Magno System

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip
  • Cadastrado: 09-March 07

Postou 01 December 2009 - 12:45 PM

Daniel, com múltiplos pagamento, o homologador inclusive exigiu que eu desse oportunidade ao usuário em cadastrar uma forma de pagamento alternativa (DINHEIRO, CHEQUE, etc) no caso por exemplo, de um cartão não ser aceito.

A bufferização na minha opinião está correta e foi exatamente o que eu fiz. Para cada transação com cartão aceito a dll clisitef (TEF DEDICADO) já me manda o retorno do espelho do comprovante. Eu bufferizo e o usuário entra com o próximo cartão. Se quiser ou houver necessidade conforme citado acima ele pode fechar com DINHEIRO, CHEQUE, etc...
Quando fechar a venda, aí eu imprimo os vinculados agrupando por forma de pagamento. Por exemplo, se tiver 10,00 dinheiro - 25,00 VISA - 25,00 MASTERCARD eu totalizo o cupom com 10,00 em dinheiro, 50,00 em cartão. Abro o vinculado no valor de 50,00 para a forma de pagamento CARTAO, imprimo 1ª e 2ª via do CARTAO 1, imprimo 1ª e 2ª via do CARTAO 2 e fecho o vinculado.

#15 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 01 December 2009 - 01:52 PM

Muito obrigado Magno e ClSimons, pelas suas explicações...

Agora começo a compreender melhor... Realmente será muito problemático imprimir uma Forma de Pagamento para cada Cartão aprovado... Vou proceder com a buferização...

#16 Membro offline   EasyTEF Team

• Membro
  • PipPip
  • Cadastrado: 18-August 08
  • Estado:Paraná

Postou 03 December 2009 - 10:09 AM

Prezado Daniel,

Você tem razão, a documentação sobre o assunto múltiplos cartões é bem superficial e a gente acaba tendo que cruzar a especificação com o roteiro de testes pra ter uma idéia do que fazer e mesmo assim não é suficiente.

O problema nem é tanto o pagamento com N cartões, mas o tratamento das exceções que podem ocorrer durante o pagamento e a forma como as mesmas devem ser tratadas. Então, vamos supor o seguinte pagamento com múltiplos cartões:

Forma1: Cartão ->R$ 1,00
Forma2: Cartão -> R$ 2,00
Forma3: Cartão -> R$ 3,00
Forma4: Cartão -> R$ 4,00

Os comandos do GP devem ser os seguintes:

Forma1: ATV – CRT – ATV – CNF (não imprimir cupom TEF)
Forma2: ATV – CRT – ATV – CNF (não imprimir cupom TEF)
Forma3: ATV – CRT – ATV – CNF (não imprimir cupom TEF)
Forma4: ATV – CRT – imprimir todos os 4 cupons TEF e depois que imprimir todos os cupons TEF –> ATV – CNF.

Considerações:

· O GP não permite que uma compra com cartão seja feita antes que a compra anterior tenha sido confirmada, então, tem que fazer a confirmação da transação mesmo sem imprimir o cupom TEF, o que faz necessário saber que a compra atual é uma compra com múltiplos cartões, porque se for com apenas um cartão, a confirmação só deve ser feita depois que o cupom TEF for impresso;
· Como a impressão dos cupons TEF só ocorre após a aprovação do último cartão, é necessário que o valor de cada cartão (campo 003-000) e seu cupom TEF (029-XXX) sejam buferizados porque cada cupom TEF deve ser impresso num cupom não fiscal vinculado (CNFV) separado. Como os parâmetros do CNFV são descrição da forma de pagamento (ou o código da forma no ACBrECF), valor da forma de pagamento e o texto a ser impresso (nesse caso, o cupom TEF) pelo menos os dois parâmetros acima devem ser buferizados, visto que a descrição da forma de pagamento Cartão varia de aplicação para aplicação;
· O último cartão só é confirmado depois que todos os cupons TEF de todos os cartões terminarem de ser impressos, ou seja, de algum jeito, tem que se saber qual é o último cartão que está sendo usado para fechar as formas de pagamento do cupom fiscal porque esse não pode ser confirmado.

Exceções:

· Durante a impressão dos N cupons TEF, ou seja, depois que todos os cartões foram aprovados, caso ocorra uma queda de energia – reinicialização do computador – derrubar a aplicação com CTRL + ALT + DEL, quando a aplicação voltar, o sistema ou a tela de frente de caixa não podem abrir enquanto a seguinte sequencia de comandos não for realizada:

Forma4: ATV – NCN – mensagem que a última transação foi cancelada;
Forma3: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;
Forma2: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;
Forma1: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;

Um de nossos clientes informou que agora as homologadoras estão exigindo que a ordem dos comandos acima seja trocada, então, a ordem acima é passível de alteração;

· Caso, por exemplo, a Forma4 tenha sido negada pelo cartão não ter saldo, deve ser feita a seguinte pergunta ao operador do PDV:

“Gostaria de continuar a transação com outra(s) forma(s) de pagamento?”

- Se sim, entendemos que a aplicação deve ter guardado todos os valores e cupons TEF aprovados para que outras formas de pagamento sejam usadas para encerrar o cupom fiscal, visto que um componente de TEF não é um gerenciador de formas de pagamento. Quem deve fazer isso é a aplicação, em nosso entendimento, porém, o componente deve disponibilizar meios para que a aplicação o faça.

- Se não, todos as transações anteriores devem ser canceladas com os comandos:

Forma3: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;
Forma2: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;
Forma1: ATV – CNC (imprimir relatório gerencial de cancelamento de transação) – ATV – CNF;

Esses são os tratamentos básicos para um pagamento com múltiplos cartões, sendo que o EasyTEF já resolveu a problemática descrita acima. Esperamos que este texto ajude não apenas o projeto ACBr, que é muito bom, mas também qualquer desenvolvedor que queira se aventurar em sua própria implementação de TEF.

Att.
Robson Braga
EasyTEF Team

P.S. Conheça o EasyTEFVespague, componente para TEF dedicado que roda tanto em Windows como em Linux, no Lazarus!

http://www.easytef.c...go_vespague.pdf
http://www.easytef.c...pague_linux.png
http://www.easytef.c...gue_windows.png

Ver postDaniel Simões, em 29 November 2009 - 02:16 PM, disse:

Olá pessoal,

Depois de analisar o ACBrTEF, e concluir que seria muito difícil implementar suporte a múltiplos cartões nele, decidi criar em um novo componente para TEF... que por enquanto estou chamando-o de ACBrTEFD...

O processo de desenvolvimento ainda está no inicio... e por isso, estou comitando as alterações na pasta "branches" do SVN do ACBr... o repositório pode ser acessando em:
https://acbr.svn.sou...nches/ACBrTEFD/
( Para baixar pelo SVN (pela primeira vez) faça um novo Checkout )

Como estou usando Lazarus como ferramenta principal, por enquanto apenas fiz um Package e Demo para Lazarus... mas que podem ser facilmente convertidos para Delphi (agradeço se algum colaborador o fizer e me enviar...)

O diretório ACBrTEFD deve ser copiado dentro da pasta do ACBr... no mesmo nível dos diretórios ACBrNFePCN e ACBrSpedFiscal

Quem quiser testar no Lazarus, recomendo baixar a versão de Snapshot do Lazarus http://www.hu.freepascal.org/lazarus/ (para Windows use: Lazarus + fpc 2.3.1 win32 )
Será necessária a instalação do Package ACBr_LCL.lpk, e depois o ACBrTEFD.lpk

#17 Membro offline   clsimons

• Membro - Junior 3
  • PipPipPip

Postou 03 December 2009 - 11:47 AM

é no GP com tef discado nao sei como isso ocorre, mas no tef dedicado como é pela dll clisitef eu devo primeiro fazer a transacao de todos os cartoes e depois de ter aprovado todos e impresso todos os comprovanter só ai que eu posso confirmar as transacoes, inclusive na visa isso é testado.

#18 Membro offline   waldirpaim

• Membro
  • PipPip
  • Cadastrado: 29-July 05
  • Estado:Mato Grosso

Postou 03 December 2009 - 12:40 PM

Segue pequenos ajustes para instalar em Delphi 7;

Waldir Paim;

Arquivo(s) anexo(s)

Este post foi editado por waldirpaim: 03 December 2009 - 12:42 PM

#19 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 03 December 2009 - 01:17 PM

Ver postwaldirpaim, em 03 December 2009 - 01:40 PM, disse:

Segue pequenos ajustes para instalar em Delphi 7;
Waldir Paim;

Olá Waldir Paim,

Obrigado pela analise... Já anexei as modificações e enviei para o SVN (ainda na pasta Branches)

#20 Membro offline   Daniel Simões

• Membro - Top
  • Ícone

Postou 03 December 2009 - 01:43 PM

Olá Robson,

Muitíssimo obrigado pelo seu post... Muito mais esclarecedor do que qualquer "folheto" da SoftwareExpress ou SevenPDV :) (poderia até virar um artigo)

Já tivemos relatos de vários usuários do ACBrECF que homologaram com sucesso usando o EasyTEF... O seu produto realmente facilita muito o desenvolvimento do TEF... além do programador poder contar com uma equipe de Suporte (o que nem sempre ocorre com produtos OpenSource)

Ou seja, apesar de num futuro (distante) o ACBrTEFD de certa maneira fazer "concorrencia" com o EasyTEF, acho que há mercado para todos... O simples fato do Programador poder contar com um Suporte especializado e sempre disponível é um diferencial e tanto...

Gostaria de lhes fazer uma oferta... Por favor verifiquem se há interesse...
Caso vocês consigam adaptar o Demo que hoje usa a DLL da Bematech, para usar o ACBrECF, eu poderia distribui-lo junto com os Demos do ACBr, através do nosso SVN... Isso seria um facilitador para os usuários que hoje já usam o ACBrECF e precisam de uma solução de TEF madura e versátil como é o EasyTEF... Outra idéia seria um Demo em Linux (no Lazarus), usando TEF dedicado e ACBrECF, acredito que seria algo inédito...

Por favor fiquem a vontade para analisar e até mesmo sugerir correções e melhorias nos fontes do ACBrTEFD... Acredito que no futuro, o mesmo possa proporcionar uma demanda de Prestação de Serviços de consultoria na implementação da solução TEF... Ou seja, mesmo o ACBrTEFD sendo "gratuito", auxiliar programadores a adaptar a aplicação para se adequar as regras do TEF, não será do escopo do projeto... (Fico imaginando a quantidade de dúvidas e suporte que isso irá gerar nesse fórum) Uma empresa como a EasyTEF que tem um alto nível de conhecimento das "regras de negócio" do TEF, poderia prestar serviços de consultoria na implementação do ACBrTEFD... Isso é apenas uma idéia, por favor não me julguem "pretensioso", afinal o ACBrTEFD "nem saiu da prancheta", e irá depender muito da ajuda da comunidade (e testes) para se tornar ou não, um caso de sucesso... Portanto, se vocês acharem viável esse modelo de negócios, de Prestação de Serviços por Consultoria em soluções OpenSource... me sentirei honrado em contar com a experiência de vocês na ajuda do ACBrTEFD... e da mesma maneira, entenderei a escolha da não participação... Enfim... Obrigado por ter nos ajudado até aqui...

• (28 Páginas)
  • +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último »
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)