Bom dia a todos.
Venho compartilhar com voces minha indignação com a Bematech que está oferecendo uma licença grátis do software Retail para as revendas que comprarem impressoras fiscais Bematech, tanto para uso na revenda como para venda no cliente.
Nossa empresa tem um portifolio de mais de 100 clientes por todo o estado do RS, sendo que mais de 80 % destes utilizam impressoras Bematech. Minha parte vou fazer, o que eu puder trocar de impressora bematech para outras marcas VOU TROCAR.
Os novos clientes ja estão todos comprando ou EPSON ou DARUMA.
Somos nós, software houses, que garantimos o sucesso de uma ou outra marca de ECF´s (podem pesquisar) já que nosso clientes confiam em nossa indicação de hardware.
É isso aí pessoal, reflitam sobre o assunto e opinem sobre o tema.
gransoft
18-Dec-2007, 09:32
UBERLÂNDIA-MG, 18 de dezembro de 2007.
Prezados Srs.,
Valor agregado X "Desfidelização" de clientes ... digo, Software Partners.
Vamos acompanhar os resultados da estratégia!
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Daniel Simões
18-Dec-2007, 09:53
Parece que a Bematech resolveu comer o "bolo" sozinha...
Massuda
18-Dec-2007, 10:23
Não trabalho com isso, mas provavelmente é do interesse do pessoal que frequenta esta seção...
Semana passada a Bematech prestou esclarecimentos à BOVESPA sobre uma reportagem publicada no jornal Valor Economico. Basicamente, isto é o que ela divulgou sobre os planos futuros...
- Em 2008, ela pretende adquirir 3 a 5 empresas brasileiras e uma no exterior, provavelmente na Argentina
- Ainda em 2008, ela pretende abrir uma fábrica na Ásia (Taiwan) e um escritório no México
- Em 2009 ou 2010, ela pretende adquirir empresas de software na Europa e nos Estados Unidos.
Se alguém tiver interesse, o PDF com a carta de esclarecimento encontra-se anexo e está disponível no site da BOVESPA.
Sergio Guedes
18-Dec-2007, 17:58
Cara fico meio na duvida depois dessa, aqui na empresa somos credenciados bematech e sweda e vendemos muito os dois modelos, a epson ta de vagar por aqui.
mais ainda continuo indicando para os meus clientes bematech por ter um dos melhores suportes.
André Munhoz
21-Dec-2007, 13:06
Pessoal,
Esta promoção é válida somente para Revenda e é limitado a uma cópia somente.
Em relação ao software Smart, houve uma solicitação das revendas Bematech de conhecer o software Smart e poder utilizá-lo para gerenciar seu próprio negócio. Por isto esta cópia é vendida sem instalação, treinamento e manutenção.
Se a revenda desejar vender os produtos, deverá usar os preços normais de venda para usuário final, e até 29/02/08 poderá revender o Smart à cliente final, mas neste caso deverá haver uma proposta de venda comercial normal, incidindo os custos normais de licença, instalação, treinamento e manutenção, ou seja, para o cliente final nada mudou, este terá que adquirir os 2 produtos ofertados (SW+HW) nos mesmos preços hoje comercializados.
A idéia desta promoção é que a revenda possa usar a sua cópia do Smart para conhecer o produto e adquirir cultura de venda de solução.
Tenho certeza que isto irá beneficiar não somente a Bematech, mas todos os envolvidos que integram soluções na ponta, inclusive software-houses, que contarão com mais empresas aptas à venda de soluções.
Ats,
André Munhoz
Sergio Guedes
21-Dec-2007, 16:57
Ufa rsrs.
Valeu pela esclarecimento.
Ate o momento como eu comentei recomendo Bematech para todos os meus clientes por ter um dos melhores suporte emuladores e por ai.
espero que continue assim.
abracos
Eduardo Lopes
03-Jan-2008, 09:26
Sr. Andre.
Conversa para boi dormir, com todo o respeito possivel
Sds
Eduardo
André Munhoz
03-Jan-2008, 11:24
Olá Sergio,
Primeiramente, um Feliz 2008 pra vc e sua família!
Com certeza estaremos sempre atendendo nossos parceiros e desenvolvedores da melhor forma possível! Pode contar!
Fico feliz por ter esclarecido o ocorrido.
Um forte abraço,
André Munhoz
QUOTE(Sergio Guedes @ 21-Dec-2007, 16:57)

Ufa rsrs.
Valeu pela esclarecimento.
Ate o momento como eu comentei recomendo Bematech para todos os meus clientes por ter um dos melhores suporte emuladores e por ai.
espero que continue assim.
abracos
Eduardo Lopes
03-Jan-2008, 11:50
Srs, ao que tudo indica a bematech esta tracando o mesmo caminho feito pela Zanthus, empresa de Sao Paulo, Capital, que era fabricante de equipamentos, com parceiros em todo o Brasil, no final da decada de 90 avancaram sobre a area de software, com a mesma conversa doce de nao abandonar seus "parceiros".
resultado, hoje a Zanthus eh a maior software de automacao comercail do Brasil, tendo em torno de 25000 clientes, nao fabrica mais equipamentes, pois perceberam que a area de software eh muito mais rentavel do que ficar brigando com outras industrias, e seus parceiros? Nao precisa nem perguntar que quando estes estavam morrendo afogados a Zabthus tratou de enfiar a mangueira aberta na goela deles para garantir a morte mais rapida ainda, que eh o caso da Macore, empresa de Santa Catarina que ja foi a maior no setor de automacao aqui no estado, hoje em estado de falencia...
Realmente muito triste este tipo de atitude.
Sr Andre, sei que sua posicao eh defender a empresa mesmo porque esta eh sua obrigacao, mas pode ficar certo, pelo menos eu nao me deixo enganar e espero que outros participantes deste forum tenham uma visao bem critica quanto as suas respostas.
Att
Eduardo
Addvancer Sistemas
Daniel Simões
03-Jan-2008, 12:21
Eu também acho essa estratégia da Bematech totalmente equivocada... e a coisa só não está pior porque outras empresas concorrentes ainda não tem um programa de apoio ao Desenvolvedor tão grande quanto o da Bematech...
André Munhoz
03-Jan-2008, 12:44
Olá Eduardo,
Obrigado pelo seu feedback. Estamos aqui para ouvir e esclarecer todas as dúvidas e questões possíveis, que envolvam nossa parceria.
O que tenho a comentar é que a Bematech está e vai estar trabalhando sempre com seus parceiros de software. Não haverá nenhum abandono. Continuaremos dando e melhorando constantemente nosso suporte, drivers, dlls, emuladores, exemplos, além de todo o programa Bematech Software Partners e seus benefícios, como o BVT Regional/Nacional, Business Partner, MKT Cooperador, Tabela exclusive de produtos para desenvolvedores, eventos e etc.
Como já citei em alguns comentários anteriores, estamos atualmente com 15 parceiros certificados no BVT Regional com ganhos reais e muitos que já nos disponibilizaram suas aplicações para certificar.
Estou a disposição para esclarecer e auxiliar vc e a todos, no que for necessário.
Um forte abraço,
André Munhoz
andre.munhoz@bematech.com.br
QUOTE(Eduardo Lopes @ 03-Jan-2008, 11:50)

Srs, ao que tudo indica a bematech esta tracando o mesmo caminho feito pela Zanthus, empresa de Sao Paulo, Capital, que era fabricante de equipamentos, com parceiros em todo o Brasil, no final da decada de 90 avancaram sobre a area de software, com a mesma conversa doce de nao abandonar seus "parceiros".
resultado, hoje a Zanthus eh a maior software de automacao comercail do Brasil, tendo em torno de 25000 clientes, nao fabrica mais equipamentes, pois perceberam que a area de software eh muito mais rentavel do que ficar brigando com outras industrias, e seus parceiros? Nao precisa nem perguntar que quando estes estavam morrendo afogados a Zabthus tratou de enfiar a mangueira aberta na goela deles para garantir a morte mais rapida ainda, que eh o caso da Macore, empresa de Santa Catarina que ja foi a maior no setor de automacao aqui no estado, hoje em estado de falencia...
Realmente muito triste este tipo de atitude.
Sr Andre, sei que sua posicao eh defender a empresa mesmo porque esta eh sua obrigacao, mas pode ficar certo, pelo menos eu nao me deixo enganar e espero que outros participantes deste forum tenham uma visao bem critica quanto as suas respostas.
Att
Eduardo
Addvancer Sistemas
Luciano Rigolin de Almeida
07-Jan-2008, 11:12
QUOTE(Daniel Simões @ 03-Jan-2008, 11:21)

Eu também acho essa estratégia da Bematech totalmente equivocada... e a coisa só não está pior porque outras empresas concorrentes ainda não tem um programa de apoio ao Desenvolvedor tão grande quanto o da Bematech...
Daniel, grande, mas que está meio devagar. 12 dias para responder uma duvida que enviei pelo site sobre a nova função CAT-52. Espero que seja passageiro.
Abraços,
Luciano Rigolin
André Munhoz
07-Jan-2008, 13:39
Olá Luciano,
Para onde vc enviou sua dúvida? É possível posta-la aqui ou me contatar por e-mail?
Ats,
André Munhoz
QUOTE(Luciano Rigolin de Almeida @ 07-Jan-2008, 11:12)

Daniel, grande, mas que está meio devagar. 12 dias para responder uma duvida que enviei pelo site sobre a nova função CAT-52. Espero que seja passageiro.
Abraços,
Luciano Rigolin
08-Jan-2008, 09:37
QUOTE(André Munhoz @ 07-Jan-2008, 12:39)

Olá Luciano,
Para onde vc enviou sua dúvida? É possível posta-la aqui ou me contatar por e-mail?
Ats,
André Munhoz
André, enviei a minha duvida pelo fale conosco no site da Bematech. A duvida era sobre a função Bematech_FI_GeraRegistrosCAT52MFD, eu não estava passando o path do arquivo mfd.
Estou usando impressora matricial, MP-25 FI.
De qualquer forma, aproveito o contato para sanar outra duvida. Na verdade ainda não tenho certeza se estou fazendo certo para gear os arquivos CAT52 e RFD. Percebi que o arquivo é gerado
apenas na primeira vez que envio o comando para obter os dados da ultima redução Z (Bematech_FI_DadosUltimaReducao). Não encontrei outra forma. É isso mesmo? Ou tem outra solução?
Em tempo, fiquei com algumas duvida sobre o help da função Bematech_FI_GeraRegistrosCAT52MFD. Lá diz:
A geração do arquivo da CAT-52 continua sendo realizada no momento da Redução Z, através da função Bematech_FI_ReducaoZ (executada pela aplicação comercial), automaticamente quando a impressora é ligada no dia seguinte ou automaticamente às 2:00 hrs da manhã quando a impressora permacer ligada, mas caso necessite gerar o arquivo do CAT-52, basta chamar esta função.
Aqui não utilizamos a função para gerar a redução Z. Ela é gerada automaticamente as 2 horas. Não compreendi como o arquivo vai ser gerado automaticamente? O computador tem que ficar ligado? A impressora envia algum comando para o computador dizendo que irá imprimir um redução z?
Particularmente, gostaria de ter sanado essas duvidas pelo fale conosco da Bematech. Mas desanimei, pois a resposta a minha primeira consulta demorou mais de 12 dias. Inclusive liguei 2 vezes no 0800, mas sempre disseram que todos os consultores estavam ocupados e que retornariam depois, coisa que estou esperando até agora.
Atenciosamente,
Luciano Rigolin
André Munhoz
08-Jan-2008, 13:13
Olá Luciano,
Primeiramente quero lhe pedir desculpas pela demora no retorno. Estávamos com muitos chamados, estando agora todos normalizados.
Sobre a geração do arquivo da CAT-52 e Ato Cotepe 17/04 pela dll:
Esta geração é automática, mesmo com a impressora emitindo a redução Z automaticamente, pois a dll verifica informações da última redução confrontando com informações do arquivo .rfd gerado. Com isso, no momento da abertura de um novo cupom fiscal, a dll detecta que há uma arquivo .rfd. pendente e gerar o arquivo final. Nas impressoras térmicas, isso tbm ocorrerá mas a geração será realizada a partir do download da MFD.
O computador pode até estar desligado, pois no momento que sua aplicação abrir o primeiro cupom fiscal do dia, a dll fará a geração do arquivo, conforme comentei acima.
Qualquer outra dúvida, estamos a disposição.
Um forte abraço,
André Munhoz
QUOTE(Luciano Rigolin de Almeida @ 08-Jan-2008, 09:37)

André, enviei a minha duvida pelo fale conosco no site da Bematech. A duvida era sobre a função Bematech_FI_GeraRegistrosCAT52MFD, eu não estava passando o path do arquivo mfd.
Estou usando impressora matricial, MP-25 FI.
De qualquer forma, aproveito o contato para sanar outra duvida. Na verdade ainda não tenho certeza se estou fazendo certo para gear os arquivos CAT52 e RFD. Percebi que o arquivo é gerado apenas na primeira vez que envio o comando para obter os dados da ultima redução Z (Bematech_FI_DadosUltimaReducao). Não encontrei outra forma. É isso mesmo? Ou tem outra solução?
Em tempo, fiquei com algumas duvida sobre o help da função Bematech_FI_GeraRegistrosCAT52MFD. Lá diz:
Aqui não utilizamos a função para gerar a redução Z. Ela é gerada automaticamente as 2 horas. Não compreendi como o arquivo vai ser gerado automaticamente? O computador tem que ficar ligado? A impressora envia algum comando para o computador dizendo que irá imprimir um redução z?
Particularmente, gostaria de ter sanado essas duvidas pelo fale conosco da Bematech. Mas desanimei, pois a resposta a minha primeira consulta demorou mais de 12 dias. Inclusive liguei 2 vezes no 0800, mas sempre disseram que todos os consultores estavam ocupados e que retornariam depois, coisa que estou esperando até agora.
Atenciosamente,
Luciano Rigolin
09-Jan-2008, 08:42
QUOTE(André Munhoz @ 08-Jan-2008, 12:13)

Olá Luciano,
Primeiramente quero lhe pedir desculpas pela demora no retorno. Estávamos com muitos chamados, estando agora todos normalizados.
Sobre a geração do arquivo da CAT-52 e Ato Cotepe 17/04 pela dll:
Esta geração é automática, mesmo com a impressora emitindo a redução Z automaticamente, pois a dll verifica informações da última redução confrontando com informações do arquivo .rfd gerado. Com isso, no momento da abertura de um novo cupom fiscal, a dll detecta que há uma arquivo .rfd. pendente e gerar o arquivo final. Nas impressoras térmicas, isso tbm ocorrerá mas a geração será realizada a partir do download da MFD.
O computador pode até estar desligado, pois no momento que sua aplicação abrir o primeiro cupom fiscal do dia, a dll fará a geração do arquivo, conforme comentei acima.
Qualquer outra dúvida, estamos a disposição.
Um forte abraço,
André Munhoz
André, obrigado pela resposta.
Acho interessante acrescentar essa informação no help da DLL.
Abraços,
Luciano Rigolin
Daniel Simões
11-Jan-2008, 08:26
QUOTE(TI Inside)
Bematech conclui compra da Rentech e já planeja novas aquisições
A fornecedora de soluções de automação comercial anunciou nesta quinta-feira (15/5/) o término do processo de aquisição da fabricante de software e integradora de soluções de automação comercial, pela qual pagou R$ 7,5 milhões. Para este ano, ela tem planos de comprar ao menos mais três empresas
Fonte:
http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=264&ID=84178
Eduardo Lopes
11-Jan-2008, 11:14
Boa Daniel,
Nao podemos deixar este assunto morrer, pois se algum desenvolvedor ainda nao entendeu a Bematech esta querendo a morte das empresas integradoras de automacao comercial, por mais que o Andre Munhoz tente dizer o contrario.
Nossa empresa nao oferece nem recomenda Bematech em hipotese alguma. Estamos fazendo questao de orientar nossos clientes a manter distancia desta empresa.
Daniel Simões
11-Jan-2008, 14:12
Eu gradualmente estou deixando de indicar Bematech... apesar de ser fã dos equipamentos Bematech, não posso concordar com a atual política da empresa.... Porém, ainda não cheguei em uma marca ideal para traballhar... tenho analisado:
- Suporte e Assistência Técnica, (quase todas as outras marcas pecam aqui... Muito dificil achar "bons" lacradores e assitencia técnica qualificada)
- Política de Parceria e Remuneração com a Sw.House (Venda direta, valor da comissão, Facilidade doSite, etc)
- Ferramentas de Apoio (Emuladores, Manuais, Software amigável, etc) - (Nisso a Bematech ganha das outras)
- Preço (Quase todas são iguais)
- Velocidade e Capacidades técnicas dos Equipamentos (aqui a briga é boa entra as diversas marcas)
- Apoio ao Desenvolvedor (é raro ver empresas que levem isso a sério)
JNPace
06-Feb-2008, 10:19
Olá a todos, eu corro faz tempo da Bematech, e tenho corrido agora da Sweda com mecanismo IBM (caixinha de surpresas), só tem sobrado Epson e Daruma e quanto as duas estou muito satisfeito com os resultados. No caso da Epson e pessoal está empenhado em nos atender e a corrigir os problemas. A Daruma está sempre atenta também e já deixou claro que NÃO VAI ENTRAR NO MERCADO DE SOFTWARE como fez a Bematech, um dos meus concorrentes agora que oferece software é o lacrador da Bematech, comédia...
Eduardo Lopes
07-Feb-2008, 08:25
Daqui para a frente sera cada vez pior...
Gostaria de saber a posicao do Sr. Andre Munhoz quanto a isto
Sergio Guedes
07-Feb-2008, 10:06
Ola pessoal, realmente o negocio e estranho.
Ja tomei a minha decisao, so vendo epson agora, a empresa que eu presto servico e revendedora bematech, epson e sweda e lacradora.
vejo que a sweda da alguns paus loucos e suporte meio demorado, mais estou comercando a apostar na epson alem de ela nao ter um emulador que eum ponto forte para tem esta iniciando em automacao.
eu tbm ja fiz a minha parte.
so vendo epson para os meus clientes.
vou me tornar revendedor autorizado ate o fim do mes.
abracos
Eduardo Lopes
07-Feb-2008, 13:25
Parabens pela iniciativa Sergio,
Nos tambem não oferecemos nem vendemos bematech, inclusive quando questionados pelos clientes explicamos a posicao da Bematech no mercado. Quanto a Epson, fizemos alguns testes neste equipamento e gostamos bastante do desempenho, protocolo muito bem implementado, ECF rapido, etc... A Daruma deixa um pouco a desejar, nada que descredite o equipamento pois sao bons parceiros comerciais.
Att
Eduardo Durieux Lopes
Sergio Guedes
07-Feb-2008, 14:33
Pois e Eduardo Lopes eu tbm gostei bastante da epson mais seria muito bom se eles tivesem um emulador, no forum deles eles comentem que emprestam uma ecf para os desenvolvedores que quiserem fazer seus testes.
abracos
JNPace
07-Feb-2008, 16:06
Olá Sergio, vc trabalha com a Daruma32.DLL?, se sim, copie o seu programa e só mude o inicio dos comandos DARUMA_ p/ EPSON_, pois os comandos são quase todos idênticos, acredito que vc não terá nenhuma dificuldade e quanto a empréstimo é verdade sim, eles mandam a impressora pra vc, vc usa, usa, usa envia uma sequência de cupons pra eles e eles adicionam seu nome e seu software no site deles e por fim, devolve a impressora, rs...
PS. vcs sabem alguma coisa em relação a impressora de 2 (duas) estações da Bematech não estar homologada ainda???
Sergio Guedes
11-Feb-2008, 17:57
QUOTE(JNPace @ 07-Feb-2008, 16:06)

Olá Sergio, vc trabalha com a Daruma32.DLL?, se sim, copie o seu programa e só mude o inicio dos comandos DARUMA_ p/ EPSON_, pois os comandos são quase todos idênticos, acredito que vc não terá nenhuma dificuldade e quanto a empréstimo é verdade sim, eles mandam a impressora pra vc, vc usa, usa, usa envia uma sequência de cupons pra eles e eles adicionam seu nome e seu software no site deles e por fim, devolve a impressora, rs...
Sim eu ja tem a epson funciona com a dll tranquilo..
mais a dica serve para outros..
PS. vcs sabem alguma coisa em relação a impressora de 2 (duas) estações da Bematech não estar homologada ainda???
Nao sei muita coisa ainda nao..
Eduardo Lopes
12-Feb-2008, 13:49
Parece que o feitiço ja está virando contra o feiticeiro...
Aqui em Santa Catarina a Bematech não conta mais com interventores técnicos, além da Newtech. O problema deles é que o atendimento é feito somente em balcão, ou seja, atendimento no cliente nada feito, e este não é o perfil dos grandes varejistas.
HAHA, quero ver agora como a Bematech vai fazer para vender nos grandes mercados, esta todo mundo fugindo deles, agora somente lojinha compra Bematech.
Eduardo Lopes
Addvancer Sistemas Ltda
"Bematech nunca mais"
Quem disse que desenvolver pra EPSON é so trocar o DARUMA para EPSON tá de brincadeira né? A maioria dos comandos são diferentes. Concordo que o pessoal se esforça em corrigir os bugs das InterfaceEpson.DLL, mas são meio demorados para lançar as correções. Espero que melhorem nessa parte, pois o equipamento parece ser muito bom.
Robson Moreira
13-Feb-2008, 07:44
Bem... Nem tudo são flores...
A crítica foi compreedida e assimilada. Buscaremos melhorar.
Robson Moreira
rmoreira@epson.com.br
Cesar Gomes
19-Feb-2008, 17:13
Ola Pessoal, a mais ou menos um ano, parei de escrever no Forum por conta de intrigas que estavam surgindo com relação a nova política da Bematech. Após isso veio a AUTOCOM, lembra Daniel , tivemos o prazer de nos conhecer pessoalmente no evento da Bematech, parabéns pelo premio recebido.
Mas você lembra que te falei que estava ali pra cumprir tabela e pedidos do meu distribuidor, e que dali em diante nunca mais indicaria Bematech.. Pois é amigo ja faço isso a um ano... e hoje acredito mais que nunca, que vocês estam vendo que tudo que discutimos esta se concretizando.
Andre todos respeitamos sua posição, mas não somos BURROS ou IDIOTAS para ficar acreditando nessas respostas.
Sds. César Gomes.
Daniel Simões
21-Feb-2008, 10:31
Olá Cesar...
Prazer em te-lo de volta aqui no Forum...
A Bematech traçou uma rota e a está seguindo... Eles anunciaram os planos publicamente e com antecedência... na época eu não acreditei que eles iriam a fundo, e invadiriam o mercado das Sw.Houses... mas hoje, isso está bem claro....
Eu tb estou trocando de marca... gradualmente... Eu vendia muito pelo site da Bametech (usando a venda direta ao Consumidor + comissão )... já estou usando outras empresas, que possuem o mesmo esquema...
Sergio Guedes
24-Feb-2008, 12:16
QUOTE(Robson Moreira @ 13-Feb-2008, 07:44)

Bem... Nem tudo são flores...
A crítica foi compreedida e assimilada. Buscaremos melhorar.
Robson Moreira
rmoreira@epson.com.br
Ola amigo Robson Moreira eu ja tentei me cadastrar no forum duas vezes e nem recebi mensagem de autorização, o que pode ser?
meu e-mail e sergio_rj45@yahoo.com.br
abraços
Rogerio Carpin
05-Mar-2008, 17:52
Olá a todos,
a Bematech acha que está fazendo um grande negócio entrando no mercado de software, mas na verdade ela está é dando "brecha" para as suas concorrentes se fortalecerem no mercado...
Fica aqui uma idéia para DARUMA, EPSON etc... criarem algum tipo de incentivo para cada impressora da BEMATECH que for retirada ou trocada nos nossos clientes.
Abraço a todos
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.