gransoft
10-Jan-2008, 15:22
UBERLÂNDIA-MG, 10 de janeiro de 2008.
Prezados Srs.,
Remeti emails aos Fabricantes dos ECF´s, solicitando um documento sobre o tempo médio necessário para efetuar a descompactação dos dados para a geração dos arquivos para a CAT 52.
Ocorre que este processo aborrece diversos Contribuintes Paulistas, e se faz extremamente necessário deixar claro que não se trata de problemas com o Aplicativo Fiscal ou DLL´s dos Fabricantes.
Reitero nesta postagem, a necessidade desta informação aos DESENVOLVEDORES.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Daniel Simões
10-Jan-2008, 16:21
Acho muito interessante essa informação...
Com certeza seria um ótimo argumento técnico para estimular vendas...
Pelo que percebi inicialmente... tem muita impresso MFD que se diz muito rápida para impressão, mas nesse quesito (Download da MFD) demora uma eternidade, dependendo do periodo até mesmo horas

Seria interessante definirmos algumas diretrizes para testes e comparação... Exemplo:
Capturar um dia inteiro de um ECF com "N" Vendas efetuadas no dia... sendo que cada venda tem em média "I" itens impressos...
Quais seriam os valores razoáveis para "N" e "I" ?
Alexandre Vicente
12-Jan-2008, 19:30
Prezados Janis e Daniel,
A compactacao dos dados na MFD é feita a escolha do Fabricante.
Nos da Daruma escolhemos fazer uma compactacao boa e segura. Ou seja, mais tempo de vida util da MFD, porem gasta-se um pouco mais de tempo na hora de acessá-la.
As MFD's surgiram no mercado acerca de 3,5 anos e nao existia a NFP (Nota Fiscal Paulista), que especifica através da portaria Cat 52/Ato Cotepe, que as informações devem ser retiradas da MFD.
O que pode ser feito para otimizar este tempo gasto em nossas ECF's FS600?
Duas medidas podem ser adotadas:
Aumentar a velocidade de comunicação com a porta serial, para 38,400, pois o DEFAULT é 9600.
Ou entao fazer a atualizacao do firmware da ECF, pois a nossa versao 01.04.00, esta cerca de 40% mais rapida em relacao a 01.03.00.
Porem o tempo gasto, não ha como prever, eu explico:
Este dempo irá depender de uma seríe de fatores => Depende do total de cupons =>da variedade de itens =>da quantidade =>do tipo do negocio.
E mais ainda, dentro de um mesmo estabelecimento sempre havera um caixa mais movimentado que o outro o que ira promover uma demora maior NESTE mais movimentado, quando for ser gerado o arquivo.
De qualquer maneira, deixo abaixo o nosso contato, para todos aqueles que necessitarem realizar um dos procedimentos citados acima.
Um abraco!
Alexandre Vicente
Suporte Daruma
0800 770 33 20
Daniel Simões
13-Jan-2008, 17:09
Alexandre,
Fico contente em saber que a Daruma está se dedicando para aprimorar o desempenho do download da MFD... como disse antes... essa velocidade será um forte argumento de vendas... pois fazer download da MFD será parte do "dia a dia" de todos os usuários de ECF...
Quando o funcionário está "fechando o caixa" a pressa de ir embora é enorme...

O pessoal já acha demorado aguardar impressão da Red.Z nas impressoras com MFD... e agora o fisco de SP vem com mais esse "presente"....
Eu já fiz essa sugestão antes... mas reforço novamente... O utilitário de download da MFD distribuido pela Daruma é muito "feio" e difícil de configurar / usar (na verdade o arquivo é um exemplo em Delphi de como usar a DLL)... Acho que é perfeitamente possível fazer um produto mais bem acabado... A DLL de vcs já faz todo o trabalho... só falta uma melhora na interface com o usuário... parece besteira... mas interface, é tudo o que o usuário vê.
Sobre o teste proposto pelo Janis... poderiamos criar uma "massa de dados" com produtos e vendas de um dia inteiro... Todos os fabricantes poderiam aplicar a mesma massa de dados nos seus testes...
André Munhoz
14-Jan-2008, 13:16
Olá Daniel,
Excelente idéia!
Assim que vc tiver estes dados, por favor me envie para que possamos realizar os testes.
Podemos tbm medir nestes testes, o tempo de impressão da redução Z das impressoras térmicas, o tempo de download da MFD e o tempo de geração do arquivo da Nota Fiscal Paulista (Ato Cotepe 17/04) gerado diretamente da MFD.
O que acha?
Ats,
André Munhoz
Robson Moreira
14-Jan-2008, 15:17
Utilizando a DLL, na hora da RZ o arquivo é gerado em segundos.
Utilizando a função EPSON_Obter_Dados_MF_MFD ou o software EPMFD, realmente o processo é moroso pois o ECF devolve em texto os dados fieis dos documentos, Isso implica em muitos ciclos do processador pois a compactação é muito pesada. Por um lado isso é muito bom pois aumenta em muita a vida da MFD...
Mas trabalharemos nisso em breve. Faremos o Download do binário da MFD montaremos o arquivo no PC. Isso vai pular a parte da descompactação dentro do ECF.
Hoje estamos focados em algo que possa facilitar a vida dos que não possuem...
Aguardem novidades!
Abraços.
Robson Moreira
rmoreira@epson.com.br
http://www2.epson.com.br/fiscais/EPSON do Brasil - Departamento de Suporte e Serviços
Daniel Simões
15-Jan-2008, 11:35
Muito interessante essa idéia do Epson... fazer download do arquivo compactado e deixar a tarefa de descompactação para as poderosas CPUs dos PCs... Mas acho que seria bom, manter o comando para Download via texto, para alguns tipos de sistemas embarcados...
@André
Estou estudando como posso montar uma "massa de dados" de teste... Acredito que um Script SQL com os comandos de Cadastro dos Produtos assim como as vendas... O problema é como padronizar a maneira de enviar isso pro ECF... Certamente precisaremos de um programa para enviar os dados....
Bom, poderiamos fazer algo simples, usando o ACBrECF, pois dessa maneira conseguiremos inserir os dados em Todos os ECFs suportados pelo ACBrECF... Depois usamos o próprio utilitário do fabricante para extrair os dados da MFD e gerar o Cotepe 17/04
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.