Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Leitor De Código De Barras - Sufixo E Prefixo

Google
FórumWEB > Desenvolvimento > Automação Comercial
BigodoN
Olá pessoal!

Na empresa em que trabalho, todos os produtos são identificados com 5 digitos: 25777, 39757, 24878 e assim por diante. Os produtos todos possuem código de barras que está no EAN8 (se não me engano).
O fato é que, quando passo o leitor, o código retornado sempre tem 789 na frente. Fica então 78925777, 78939757 e assim por diante. O problema é que meu PDV e todos os sistemas de retaguarda não entendem esse código. O que preciso é que meu leitor repasse apenas os 5 ultimos dígitos + o posabmulo #13 (que hoje já funciona).

O modelo do leitor é MS9520 e o fabricante é o Voyager. O manual está aqui: ftp://ftp.metrologic.com/pub/download/pro...ls/00-02544.pdf

Alguem pode me ajudar?
Daniel Simões
Tentou restaurar as configurações de fábrica ?
BigodoN
Através dos cod de barras do manual, certo? Tentei sim, sem sucesso.
Já tentei configurar de diversas maneiras. Ele sempre volta pro cod + posambulo 13.

Os caras que me venderam o leitor não sabem configurá-lo.
Daniel Simões
Lendo os códigos no Bloco de notas do Windows ocorre o mesmo problema ?
BigodoN
Sim ocorre. O leitor le da mesma forma no aplicativo e no bloco de notas. :huh

Obrigado,
Daniel Simões
Nesse caso é necessário "fuçar" o manual do leitor e achar o código que desabilita o envio do prefixo...
BigodoN
É....

já fucei o manual todo, não acho onde posso mudar isso.
To achando que vou ter que tratar isso no programa. cry.gif

Obrigado de qualquer forma...
anfm
Vc que imprimiu estas etiquetas? Será que o programa que foi usado para imprimir estas etiquetas não acrescentou o prefixo 789 para que a etiqueta ficasse no formato EAN8?
BigodoN
QUOTE(anfm @ 25-Jan-2008, 09:25) *
Vc que imprimiu estas etiquetas? Será que o programa que foi usado para imprimir estas etiquetas não acrescentou o prefixo 789 para que a etiqueta ficasse no formato EAN8?

Eu acredito que não... As etiquetas são coladas nas embalagens (cujo fornecimento é terceirizado com diversas empresas). O padrão é único, mas não consigo remover a porcaria do 789 da etiqueta.

Alguma idéia?

Obrigado,
Gabriel Fernandes
Ola Pessoal,

Os 3 primeiros dígitos não são considerados prefixos e sim parte do código de barras e neste caso 789 significa que é um produto fabricado no Brasil conforme regulamentado pela EAN.

Prefixos em scanners normalmente são utilizados para identificar o código de barras e não modificar o conteúdo do mesmo, exemplo:

Prefixo = F significa que é um EAN13,
Prefixo = G significa que é um EAN8;
E assim vai ...

Sufixos utiliza-se normalmente como caracteres terminadores de código, o mais comum é o #13 (ENTER).

Nunca vi em 10 anos de automação comercial um leitor de código de barras que insere-se o 789 automaticamente como "prefixo", isto não seria possível, pois ao fazer ele mudaria o código e a integridade da informação também. Exemplo:

00000017 é um EAN8 Valído, se acrecentarmos o 789 ele ficaria assim:

78900017 e não seria mais um EAN válido e então nenhuma impressora de código de barras conseguiria imprimi-lo, pois o dígito está errado, para ele ser válido teria que ser assim:
78900011 perdendo a informação do dígito verificador original, ou assim:
07890017 ou até mesmo assim:
78900172, gerando um novo dígito verificar e preservando o código original.
Acho impratícavel todas as alternativas que alteram o código.

Concluindo: Análise com bastante critério a informação que foi impressa no código de barras, com certeza está vindo o 789 também. Para você ter certeza é simples, pegue um produto qualquer importado, como Gillete, ele começa com um valor diferente de 789 por se fabricado em outro pais, você irá verificar que o 789 não aparecerá, pois o Leitor não altera o valor do código de barras, apenas pode acrescentar no início e no fim do mesmo informações adicionais(prefixo e sufixo).

Além disto há algo de estranho nos códigos que você postou( 25777, 39757, 24878, 78925777 e 78939757 ) , pois nenhum deles são EAN válidos.

Para solucionar seu problema o mais simples é validar o EAN e depois cortar somente a parte do código que lhe interessa.

Na internet tem bastante documentação de como validar um código EAN.

Falows !!!

Gabriel Fernandes
gabriel@addvancer.com
BigodoN
QUOTE(Gabriel Fernandes @ 08-Feb-2008, 12:12) *
Além disto há algo de estranho nos códigos que você postou( 25777, 39757, 24878, 78925777 e 78939757 ) , pois nenhum deles são EAN válidos.

Para solucionar seu problema o mais simples é validar o EAN e depois cortar somente a parte do código que lhe interessa.

Na internet tem bastante documentação de como validar um código EAN.

Falows !!!

Gabriel Fernandes
gabriel@addvancer.com

Olá Gabriel!

Os códigos são bem válidos sim. Eu não sei se os códigos estão errados ou algo assim, mas eles são hoje utilizados dessa forma.
Eu consegui fazer o leitor passar apenas os últimos 5 dígitos + enter. Tive que falar com o suporte internacional da Metrologic... wacko.gif
Eles me enviaram uma sequencia de códigos que programaram o leitor para o trabalho. Eles tem um manual de programacao avançada que eu consegui depois. Se alguem quiser, me da um toque.

Abraços e obrigado pela ajuda, galera.

Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2008 Invision Power Services, Inc.