BigodoN
24-Jan-2008, 10:40
Olá pessoal!
Na empresa em que trabalho, todos os produtos são identificados com 5 digitos: 25777, 39757, 24878 e assim por diante. Os produtos todos possuem código de barras que está no EAN8 (se não me engano).
O fato é que, quando passo o leitor, o código retornado sempre tem 789 na frente. Fica então 78925777, 78939757 e assim por diante. O problema é que meu PDV e todos os sistemas de retaguarda não entendem esse código. O que preciso é que meu leitor repasse apenas os 5 ultimos dígitos + o posabmulo #13 (que hoje já funciona).
O modelo do leitor é MS9520 e o fabricante é o Voyager. O manual está aqui:
ftp://ftp.metrologic.com/pub/download/pro...ls/00-02544.pdfAlguem pode me ajudar?
Daniel Simões
24-Jan-2008, 11:03
Tentou restaurar as configurações de fábrica ?
BigodoN
24-Jan-2008, 11:58
Através dos cod de barras do manual, certo? Tentei sim, sem sucesso.
Já tentei configurar de diversas maneiras. Ele sempre volta pro cod + posambulo 13.
Os caras que me venderam o leitor não sabem configurá-lo.
Daniel Simões
24-Jan-2008, 15:26
Lendo os códigos no Bloco de notas do Windows ocorre o mesmo problema ?
BigodoN
24-Jan-2008, 15:50
Sim ocorre. O leitor le da mesma forma no aplicativo e no bloco de notas. :huh
Obrigado,
Daniel Simões
24-Jan-2008, 17:19
Nesse caso é necessário "fuçar" o manual do leitor e achar o código que desabilita o envio do prefixo...
BigodoN
24-Jan-2008, 18:16
É....
já fucei o manual todo, não acho onde posso mudar isso.
To achando que vou ter que tratar isso no programa.
Obrigado de qualquer forma...
Vc que imprimiu estas etiquetas? Será que o programa que foi usado para imprimir estas etiquetas não acrescentou o prefixo 789 para que a etiqueta ficasse no formato EAN8?
BigodoN
28-Jan-2008, 12:14
QUOTE(anfm @ 25-Jan-2008, 09:25)

Vc que imprimiu estas etiquetas? Será que o programa que foi usado para imprimir estas etiquetas não acrescentou o prefixo 789 para que a etiqueta ficasse no formato EAN8?
Eu acredito que não... As etiquetas são coladas nas embalagens (cujo fornecimento é terceirizado com diversas empresas). O padrão é único, mas não consigo remover a porcaria do 789 da etiqueta.
Alguma idéia?
Obrigado,
Gabriel Fernandes
08-Feb-2008, 12:12
Ola Pessoal,
Os 3 primeiros dígitos não são considerados prefixos e sim parte do código de barras e neste caso 789 significa que é um produto fabricado no Brasil conforme regulamentado pela EAN.
Prefixos em scanners normalmente são utilizados para identificar o código de barras e não modificar o conteúdo do mesmo, exemplo:
Prefixo = F significa que é um EAN13,
Prefixo = G significa que é um EAN8;
E assim vai ...
Sufixos utiliza-se normalmente como caracteres terminadores de código, o mais comum é o #13 (ENTER).
Nunca vi em 10 anos de automação comercial um leitor de código de barras que insere-se o 789 automaticamente como "prefixo", isto não seria possível, pois ao fazer ele mudaria o código e a integridade da informação também. Exemplo:
00000017 é um EAN8 Valído, se acrecentarmos o 789 ele ficaria assim:
78900017 e não seria mais um EAN válido e então nenhuma impressora de código de barras conseguiria imprimi-lo, pois o dígito está errado, para ele ser válido teria que ser assim:
78900011 perdendo a informação do dígito verificador original, ou assim:
07890017 ou até mesmo assim:
78900172, gerando um novo dígito verificar e preservando o código original.
Acho impratícavel todas as alternativas que alteram o código.
Concluindo: Análise com bastante critério a informação que foi impressa no código de barras, com certeza está vindo o 789 também. Para você ter certeza é simples, pegue um produto qualquer importado, como Gillete, ele começa com um valor diferente de 789 por se fabricado em outro pais, você irá verificar que o 789 não aparecerá, pois o Leitor não altera o valor do código de barras, apenas pode acrescentar no início e no fim do mesmo informações adicionais(prefixo e sufixo).
Além disto há algo de estranho nos códigos que você postou( 25777, 39757, 24878, 78925777 e 78939757 ) , pois nenhum deles são EAN válidos.
Para solucionar seu problema o mais simples é validar o EAN e depois cortar somente a parte do código que lhe interessa.
Na internet tem bastante documentação de como validar um código EAN.
Falows !!!
Gabriel Fernandes
gabriel@addvancer.com
BigodoN
15-Feb-2008, 10:53
QUOTE(Gabriel Fernandes @ 08-Feb-2008, 12:12)

Além disto há algo de estranho nos códigos que você postou( 25777, 39757, 24878, 78925777 e 78939757 ) , pois nenhum deles são EAN válidos.
Para solucionar seu problema o mais simples é validar o EAN e depois cortar somente a parte do código que lhe interessa.
Na internet tem bastante documentação de como validar um código EAN.
Falows !!!
Gabriel Fernandes
gabriel@addvancer.com
Olá Gabriel!
Os códigos são bem válidos sim. Eu não sei se os códigos estão errados ou algo assim, mas eles são hoje utilizados dessa forma.
Eu consegui fazer o leitor passar apenas os últimos 5 dígitos + enter. Tive que falar com o suporte internacional da Metrologic...
Eles me enviaram uma sequencia de códigos que programaram o leitor para o trabalho. Eles tem um manual de programacao avançada que eu consegui depois. Se alguem quiser, me da um toque.
Abraços e obrigado pela ajuda, galera.