Jump to content

- - - - -

Como Fazer: Rosca 3d - Autocad

7 respostas a este tópico

#1 Katrina

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 33 posts

Adicionado 06 September 2004 - 07:32 PM

:huh: ..... Olá !

Eu estou desenvolvendo um projeto na minha faculdade e estou com um probleminha, preciso aprender a desenhar uma ROSCA de parafuso (mais ou menos a fórmula de como se desenha uma mola em 3D) em 3D, para que eu possa completar o desenho do meu braço mecânico, pois, estou utilizando o concetio de rosca infinita para melhorar o desempenho das articulações.

Grata. :D

Katrina.

#2 Katrina

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 33 posts

Adicionado 08 September 2004 - 11:12 PM

:luz: Pessoal, vamu me ajudar de qq maneira, plz como se faz uma rosca no CAD...

Aguardo ansiosa,

Kat

Editado por martins_vicente, 12 November 2004 - 01:19 PM.

#3 yesh

Membro - Pleno 1

• (*)Insigne
  • 1043 posts

Adicionado 11 September 2004 - 11:24 AM

Estatuto FórumWeb said:

c - Não poste mensagens com o título ou o texto utilizando letras maiúsculas (CAIXA ALTA), isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Tenha certeza que sua mensagem será editada, sugerindo que você leia novamente o Estatuto;

Pedimos que edite seu tópio e leia o Estatuto do FórumWeb!

#4 medina

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Estado:São Paulo

Adicionado 17 September 2004 - 07:05 AM

Ola!

Eu precisei muito disto a um tempo atrás, e para a minha infelicidade e talvez a sua tb não encontrei uma solução pois o autocad sozinho não é capaz de fazer rosca, pelo menos roscas com perfis triangulares, quadradas, ou trapezoidais, pois o perfil vai girando conforme segue o path. :thumbsdown:
Algumas pessoas me disseram que o Mechanical Desktop é capaz de fazer roscas 3d a partir dos templates 2d, mas não tenho certez pois nunca utilizei.
O que vc pode usar é, se for só para representação, tentar usar uma rosca de perfil redondo subtraindo uma mola de um cilindro como é mostrado no tutorial a seguir:
http://www.dibujotecnico.com/tutoriales/au...utorial3d01.asp

Espero ter ajudado! :D

#5 Fernando Maffeis

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 21 February 2008 - 11:45 AM

OK, esse Post é antigo pra caramba ( quase 4 anos) , ja estou infringindo regras no primeiro post, mas sei que em nenhum site você acha um geito de fazer roscas no autocad.

Eu mesmo (Fernando Maffeis) fiz esse tutorial e até o dia 21/02/2008 não existe em nenhum outro site.

A primeira coisa a se fazer para criar uma rosca é:

Você precisará saber o diametro externo, e o diametro interno da rosca.

ótimo, faça dois circulos(circle - c), um no tamanho externo e um no tamanho interno.(faça isso na visão top).

Mude a visão para front e desenhe o formato da rosca(triangular, redonda, quadrada, dente de serra, trapezoidal, perfilada) e deixe um pouco de sobra na parte traseira. Por exemplo: sua rosca é triangular com 60° desenhe um triangulo com 60° mas que saia do diametro maior. Faã um triangulo fechado porque esse triangulo será modelado.

agora de um copy nesse triangulo e suba essa cópia em uma distancia de 1/4 do passo.
Copy outro triangulo do primeiro colocando esse a um passo de distância.

Mude para qualquer vista isométrica.

Agora araste todos os triangulos e deixe que a ponta do triangulo mais baixo tangencie o circulo que representa o diametro menor.

Agora Copie o circulo menor e suba ele a um passo de distancia, ou seja ele será tangenciado pelo triangulo mais alto
agora selecione o triangulo que está a 1/4 do passo, de um rotate nele, pegue como refencia de rotação o centro de um circulo qqr( rotate vai rodalo no eixo certo por natureza) e gire 90°.

Agora
vc vai fazer uma helix.
digite helix
selecione o centro do circulo menor mais baixo. Selecione a ponta do triangulo mais baixo
selecione de novo a ponta do triangulo mais baixo
digite t ou turns
enter(ou espaço)
digite 1
enter(ou espaço)
selecione a ponta do triangulo mais alto.
pronto você tem uma linha que segue o diametro menor da rosca.
agora você pode deletar o triangulo mais alto.
você irá usar o comando loft
selecinar os dois triangulos que sobraram
digitar enter
digitar p ou path
selecione a hélice que foi criada
UAL, você tem um quarto de rosca desenhado,
vai copiando e rodando fazendo várias voltas até que você julgue que esse é o tamanho
digite union e selecione toda a rosca.
agora você dará extrude no circulo maior(aquele criado no começo) no tamanho que você precisa.
Agora você usará o subtract para tirar do eixo extrudido a rosca modelada.
Prontinho, uma rosca saindooooooooo.

Espero ter ajudado, vou tentar postar imagens logo.

#6 ProgramadorCadVB

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts
  • Estado:Paraná

Adicionado 19 March 2010 - 07:39 AM

View PostFernando Maffeis, on 21 February 2008 - 11:45 AM, said:

OK, esse Post é antigo pra caramba ( quase 4 anos) , ja estou infringindo regras no primeiro post, mas sei que em nenhum site você acha um geito de fazer roscas no autocad.

Eu mesmo (Fernando Maffeis) fiz esse tutorial e até o dia 21/02/2008 não existe em nenhum outro site.

A primeira coisa a se fazer para criar uma rosca é:

Você precisará saber o diametro externo, e o diametro interno da rosca.

ótimo, faça dois circulos(circle - c), um no tamanho externo e um no tamanho interno.(faça isso na visão top).

Mude a visão para front e desenhe o formato da rosca(triangular, redonda, quadrada, dente de serra, trapezoidal, perfilada) e deixe um pouco de sobra na parte traseira. Por exemplo: sua rosca é triangular com 60° desenhe um triangulo com 60° mas que saia do diametro maior. Faã um triangulo fechado porque esse triangulo será modelado.

agora de um copy nesse triangulo e suba essa cópia em uma distancia de 1/4 do passo.
Copy outro triangulo do primeiro colocando esse a um passo de distância.

Mude para qualquer vista isométrica.

Agora araste todos os triangulos e deixe que a ponta do triangulo mais baixo tangencie o circulo que representa o diametro menor.

Agora Copie o circulo menor e suba ele a um passo de distancia, ou seja ele será tangenciado pelo triangulo mais alto
agora selecione o triangulo que está a 1/4 do passo, de um rotate nele, pegue como refencia de rotação o centro de um circulo qqr( rotate vai rodalo no eixo certo por natureza) e gire 90°.

Agora
vc vai fazer uma helix.
digite helix
selecione o centro do circulo menor mais baixo. Selecione a ponta do triangulo mais baixo
selecione de novo a ponta do triangulo mais baixo
digite t ou turns
enter(ou espaço)
digite 1
enter(ou espaço)
selecione a ponta do triangulo mais alto.
pronto você tem uma linha que segue o diametro menor da rosca.
agora você pode deletar o triangulo mais alto.
você irá usar o comando loft
selecinar os dois triangulos que sobraram
digitar enter
digitar p ou path
selecione a hélice que foi criada
UAL, você tem um quarto de rosca desenhado,
vai copiando e rodando fazendo várias voltas até que você julgue que esse é o tamanho
digite union e selecione toda a rosca.
agora você dará extrude no circulo maior(aquele criado no começo) no tamanho que você precisa.
Agora você usará o subtract para tirar do eixo extrudido a rosca modelada.
Prontinho, uma rosca saindooooooooo.

Espero ter ajudado, vou tentar postar imagens logo.

#7 ProgramadorCadVB

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 19 March 2010 - 07:40 AM

Fiz um programa em Vb6 que faz rosca para Autocad 2006
procura no 4shared por rosca3d

#8 ProgramadorCadVB

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 19 March 2010 - 07:42 AM

http://www.4shared.c...36/Rosca3D.html

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)