Jump to content

- - - - -

Conectando Interbase/firebird

2 respostas a este tópico

#1 sosmaier

Membro - Junior 2

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 181 posts
  • Estado:Rio Grande do Sul

Adicionado 01 December 2004 - 06:28 AM

Já vi vários posts de usuários com dúvidas relacionadas à conexão com bases Interbase e(ou) Firebird em rede.
Encontrei um pequeno artigo que fala sobre o assunto e gostaria de compartilhar com os colegas.

Guia rápido de configuração de clientes Firebird (Windows) em rede
Publicado por ActiveDelphi : Quarta, Outubro 22, 2003

A configuração de um micro terminal de rede para ficar habilitado à acessar um servidor Firebird é muito simples e rápida.
A primeira coisa à se fazer é...

instalar o cliente do banco de dados (Interbase/Firebird) na máquina terminal. Para isso utiliza-se o próprio instalador do servidor de banco de dados, escolhendo a opção de instalar somente o cliente ou então o cliente + ferramentas.

A instalação mínima do cliente copia para o terminal o arquivo responsável pela comunicação com o servidor (antigo gds32.dll, atualmente fbclient.dll), o arquivo contendo as mensagens que podem ser retornadas pelo servidor (antigo interbase.msg, atualmente firebird.msg), a biblioteca do Microsoft C necessária (msvcrt.dll), além de fazer algumas alterações no registro do Windows e dependendo do caso no arquivo SERVICES do Windows.

A instalação do cliente + Ferramentas faz tudo que a instalação mínima faz e também instala os utilitários do Firebird (gbak.exe, gsec.exe, etc...), documentação, etc...

Após a instalação do cliente, o terminal já está preparado para acessar o servidor Interbase/Firebird (não é preciso reiniciar a máquina).

O próxima passo é configurar o seu aplicativo para acessar o banco de dados na rede. Essa configuração diz respeito basicamente ao path de conexão com o banco. O formato do path de conexão depende do protocolo de rede utilizado, sendo que o recomendado é o TCP/IP.

Para rede rodando em TCP/IP
No caso da rede TCP/IP o path deve ser montado no seguinte formato :

Quando o servidor Interbase/Firebird estiver rodando em uma máquina Windows :

Path = ip_ou_nome_do_servidor:path_local_no_servidor_para_o_arquivo_do_banco_de_dados

Sendo assim, se temos um servidor chamado "SERVIDOR" (com o IP 192.168.1.1) e o nosso banco de dados está gravado no arquivo c:\banco\dados.gdb, o path de conexão ficaria :

servidor:c:\banco\dados.gdb ou 192.168.1.1:c:\banco\dados.gdb

Em determinadas situações, quando se usa o nome do servidor no path de conexão deve-se alterar o arquivo HOSTS do Windows no terminal adicionando uma linha com o IP e o nome da máquina para que o windows seja capaz de identifica-lo na rede, por exemplo :

192.168.1.1 SERVIDOR

Quando o servidor Interbase/Firebird estiver rodando em uma máquina Linux, o path segue a mesma estrutura, lembrando que em Linux não existe letra do drive, portanto no exemplo anterior teríamos algo do tipo :

servidor:/banco/dados.gdb ou 192.168.1.1:/banco/dados.gdb

Assim como no exemplo anterior, em determinadas situações é necessário configurar o arquivo HOSTS.

Redes com NetBEUI
No caso do protocolo utilizado ser o NetBEUI, o path de conexão segue a seguinte estrutura :

Path = \\nome_do_servidor\path_local_no_servidor_para_o_arquivo_do_banco_de_dados

No exemplo anterior teríamos

\\servidor\c:\banco\dados.gdb

Rede Novell com IPX/SPX
No caso do protocolo ser o IPX/SPX (Novell - descontinuado no Firebird 1.5), a estrutura é :

Path = servidor_netware@volume:/path_para_o_arquivo_do_banco_de_dados

No exemplo anterior teríamos

servidor@vol1:/banco/dados.gdb

Note que o suporte à IPX/SPX está descontinuado no Firebird portanto se voce tem uma rede Novell é recomendável que voce instale o servidor Firebird em um cliente da rede rodando Windows e acesse esse servidor através do TCP/IP.

Observação: Por: Carlos Henrique Cantu (firebase@firebase.com.br)

é isso aí povo!! :yeah:

#2 Bob Crazy

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts
  • Estado:Rio de Janeiro

Adicionado 17 May 2006 - 02:44 PM

(Meu primeiro post por aqui)
Todos os programas aqui da empresa estão em Access feitos por mim, mas perdi o controle deles e quero trocar para um SGBD e uma linguagem de programção, por uma série de razões.

Depois de muito escolher cheguei a Delphi com Firebird, já que minha escolha anterior (PHP com MySQL, foi considerada problemática para rede WinNT ).

Neste tutorial acima começa instalando o Firebird no cliente e o segundo passo consta que é confgurar o aplicativo. E o servidor ?

Acredito que este tutorial somente se preocupou com os clientes, pré-supondo que já existente um servidor FB, mas como fazer a instalação e configuração desse servidor ?

Aqui o servidor é Win NT 4 e pelo que olhei, sem o SP6. Li em outro local que para instalar o FB em WinNT teria que ter o SP6 ou copiar uma DLL para dentro do C:\WINNT\SYSTEM32\.

Bem o que quero realmente saber:
1) É possível instalar o FB em servidor WinNT 4 sem o SP6 ?
2) Caso positivo, qual o procedimento ?
3) A versão escolhida seria Delphi7 e Firebird 1.5. Qual o mecanismo de acesso aos dados mais aconselhado para um iniciante (Zeos, DBexpress, IBX ...)

Grato,

Bob

#3 Bob Crazy

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 2 posts
  • Estado:Rio de Janeiro

Adicionado 18 May 2006 - 04:03 PM

Galera,
estou meio no sufoco, por isso estou correndo que nem doido, mas não esperava ser tão dificil achar documentação a respeito da instalação do Firebird 1.5 em Windows NT 4.0 !!!!!!!!!!

Em contra partida não estperava que era algo tão fácil !!!!!!!

O mais interessante é que procurando por IBOConsole achei um site que me encorajou a instalar o Firebird 1.5! Seguindo o tutorial aparentemente funcionou ! Ainda não fiz testes, mas consegui conexão com o IBOSonsole, o que acho que é o suficiente para acreditar no sucesso da instalação.

Quanto aos possíveis problemas com o Windows NT v4 , que acusou problemas em algumas instalações, gerando problemas no servidor foi sanado na versão 1.5 retirando a opção de instalar as DLL no c:\WinNT\System mantendo as respectivas Dll's no diretório do Firebird.

Caso alguém passe pela mesma dúvida, fica aqui a dica: http://www.cali.com.br/index.php?option=co...id=51&Itemid=62

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)