Jump to content


- - - - -

A Todos Que Querem Criar Um Jogo !










42 respostas a este tópico

#1 Bagual

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 15 posts

Adicionado 23 June 2006 - 02:34 PM

:D Olá pessoal deixem eu me apresentar, sou janderson , tenho 17 anos, aos 14 começou a minha paixão por informática como todo bom 'computero' eu quis criar um jogo, meu primeiro sonho foi criar um jogo tipo family começei a aprender sozinho Qbasic, eu tinha 3 apostilas , 1 tutorial e dois jogos exemplos(jogo!ah. aquilo não era jogo, era um carrinho se mexendo na tela, e outro era um boneco que dava soco no outro), internet eu não tinha, foi dificil, demorei uns três meses pra fazer uma coisa que prestasse, mais aí eu queria mais, queria criar um jogo de verdade, legal mas sabia que qbasic não ía me lavar muito longe, então meu irmão me trouxe um CD com o delphi, foi 'paixão a primeira vista' começei a programar em delphi 5 num computador de um amigo, quando trouxe pra minha 'Carroça' só consegui rodar o delphi 1.1, aí muitos vão dizer mas não dá pra fazer muito com um compilador tão antigo(O delphi roda até no win 3.11) mas consegui fazer vários 'brinquedinhos' , até um jogo 3D simples, mas já da pra ve oque se pode fazer,eu editei um função chamada 3d de um outro software fiz algumas adaptações e pronto já estava pronto a função principal do jogo(que usava somente os comandos LINETO() MOVETO(), eram duas funções que se usavam pra desenhar linhas na tela), claro que também foi muito difícil mas consegui, so eu sei o trabalho que eu tive pra aprender sozinho, depois comecei a estudar para saber mais sobre o assunto, :lendo: li varios tutoriais apostilas e aprendi muito com isso, e hoje tenho uma base do que é a 'coisa', quero ajudar ( e quero que outros ajudem) quem tem a mesma vontade que eu tinha.Conto com a colaboração de todos, e podem contar comigo 'pro que der e vier'. OK :yeah:

#2 Bagual

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 15 posts

Adicionado 23 June 2006 - 04:45 PM

Bom chega de blá, blá ,blá :lalala: . Mas afinal :dunno: por onde eu começo? :dunno: ,
são somente quatro passos básicos:
Primeiro de tudo,
deve se definir o enredo do jogo,criar a história, criar alguns personagens,fazer alguns desenhos, (até aí não precisa mais do que imaginação, e saber fazer alguns rabiscos, e com certeza essa é uma das partes mais difíciceis)

Segundo,
Com base no jogo que você quer criar a começamos a definir que tipo de jogo queremos,
se ele vai ser 2D ou 3D, se ele vai ser em primeira ou em terceira.


Terceiro,
Só depois de definir tudo isso é que se define em que linguagem vai se se programar o jogo,
(Dicas para os iniciantes: começem por linguagens de mais alto níveis' exemplo: VB, pascal)

Quarto e ultimo,
Agora é só programar... porque o resto é o jogo e você quem manda.

Atenção: eu não citei o trabalho em equipe pois com certeza se a equipe trabalhar junta é bem mais fácil trabalhar, agora trabalho em equipe pode dar uma tremenda dor de cabeça, pois se eu não souber aceitar as ideias dos outros, o projeto inteiro vai por água abaixo.

Desistir e uma coisa que nem se deve pensar :thumbsdown: , fácil não é, impossivel tambem não, o nivel de dificuldade cresce junto com a vontade de desistir. Com certeza os dois primeiros passos são os mais difíceis.

#3 Bagual

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 15 posts

Adicionado 23 June 2006 - 04:53 PM

Mas se eu achar que não tenho conhecimento, nem experiencia para criar meu proprio jogo!

* Você pode começar pesquisando que tipo de jogo você quer.
* Pode tentar reproduzir jogos que já existem(um dos primeiros jogos que eu criei foi o pouco conhecido SuperMario Bros. :nuke: )
* Tente aprender uma lingugem de programação de alto nível(VB e Delphi é um bom começo).
* Leia revista referentes a jogos.
* E recorra a este forum, se precisar.

#4 Bagual

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 15 posts

Adicionado 23 June 2006 - 04:57 PM

A minha idéia ao criar este forum e ajudar( e para que outros ajudem também) aqueles que querem criar seu próprio jogo, cabe a vocês demostrarem a vontade. Deixei um monte de perguntas no ar propositalmente :D , se vcs quiserem e só perguntar, reclamar, discordar, acrescentar, vale até chutar o balde.

Até ... :esconder:

Editado por Bagual, 23 June 2006 - 05:03 PM.


#5 Paulo Gurgel

    Já esvaziou sua xícara hoje?

  • (*)Insigne
  • 10447 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Sexo:Masculino
  • Estado:São Paulo

Adicionado 23 June 2006 - 05:59 PM

Bagual, só para constar, voce criou um topico e não um forum ;) O forum é a estrutura que te permite postar ;)

Eu também tenho um pouco de experiencia com isso. Gostaria de acrescentar alguns detalhes:

1. Projetos pequenos são faceis de ser executados sozinhos, principalmente por diversão. Mas se voce precisar de gráficos ineditos (não chupinhados da web), vai precisar no minimo de um colega que o faça, ou de todo o tempo do mundo livre. Coisa que geralmente não se tem depois que termina o ensino médio.. ou a faculdade ou o trabalho comem.

A conclusão é que quanto mais sofisticado o jogo, mais necessária será a equipe. Há projetos que simplesmente são impossíveis de se fazer sozinhos, não pelo grau de dificuldade, mas pelo tempo que levariam...
Ex: um jogo nivel SuperNES, ja PODE levar até um ano de trabalho sozinho... mexendo todo dia. (criando gráficos, historia, programando Inteligencia artificial e jogabilidade).


2. Sobre a formação da equipe. Se a turma for "molecada" realmente é dificil se entender, mas um grupo mais maduro pode fazer o projeto com maior tranquilidade, pois estarão unidos pelo prazer do trabalho e não para impor o seu estilo... o problema vai ser realmente tempo para todos os colaboradores...

3. Os quatro passos que voce postou, são legais como referencia, mas tenho alguns comentários, principalmente para caso de equipe.

a.) A escolha do tema e enredo antes do tipo do jogo é uma armadilha.
Quando voce começa com o tema se está sozinho, geralmente voce escolhe o tipo do jogo baseado no tema e não dá choque. Mas se voce está em grupo existe o risco de escolher um tipo de jogo não adequado ao tema e ter que mudar ou jogar fora todo o trabalho.

Portanto, para não perder trabalho, seja sozinho ou equipe. Eu escolho ao menos o estilo de jogo antes do tema.

b.) Escolhido o estilo do jogo, deve-se definir a jogabilidade da coisa. Que ações seus personagens ou peças e npc's poderão ter? Como isso independe de enredo ou tematica... se voce está trabalhando em grupo, com isso definido os programadores já podem começar a trabalhar... mesmo antes do enredo, tema ou historia

c.) Programação em 3D real é muito diferente de jogos 2D simples. No caso estou falando de 3D real, não de 2D isométrico... (desenhar um cubo 3D no paint é facil, mas não é 3D)... para 3D o programador tem que ter um grande conhecimento de geometria analitica e manjar mto de computação gráfica... (que é pura matematica). Para quem está começando, faça 2D ou 2D... não importa se de primeira pessoa, se de cima, se de lado, se por baixo....

d.) Escolhido o tema e a jogabilidade, quem fizer o design pode começar a criar as imagens (ou procura-las na web se estiver sozinho)... pronto, todas as tarefas estão definidas, mesmo no grupo do "eu sozinho" e possiveis de executar.

[]'s

#6 Bagual

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 15 posts

Adicionado 26 June 2006 - 09:20 AM

Realmente é um tópico e não um forum(saber admitir erros também é importante), tambem é interressante o jeito como você criar os jogos, e é isso que eu queria quando eu criei este tópico .Poque pessoas pensam e programam diferente, se cada um colocasse seus conhecimentos, experiências e frustrações(sempre tem), um amigo quando estivesse começando a longa jornada, encontraria um pessoa que pensasse parecido com ela, assim seria mais fácil dela pegar a 'coisa'.
Porque eu támbem quero aprender(nunca se sabe o bastante que não se tenha a aprender),
por isso passei um pouco do que eu sei. E quero que outras pessoas aprendam e ensinem outras pessoas também.
:clap: :clap: :clap: Valeu paulo gurgel :yeah: , é isso ai!
até...

Editado por Bagual, 26 June 2006 - 09:22 AM.


#7 Django

    Membro

  • Validando
  • PipPip
  • 35 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Sexo:Masculino
  • Estado:Other Countries

Adicionado 25 July 2006 - 01:31 AM

Ae Bagual sorte nessa area!
Desenvolver um game nao eh nada facil!
Ah, montar uma equipe vai ser dificil. Tentei uma vez, mas a distancia e a falta de tempo por conta de trampo e facu dificultou ate mesmo decidir o enredo do projeto :(
Força ae e desistir, jamais!

Flw

#8 Paulo Gurgel

    Já esvaziou sua xícara hoje?

  • (*)Insigne
  • 10447 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Sexo:Masculino
  • Estado:São Paulo

Adicionado 25 July 2006 - 09:09 AM

Mas isso aí é um problema django.

O jogo pode começar a ser produzido sem enredo e mesmo sem tema nenhum.

Alem disso, isso vai evitar um dos erros mais graves que pode acontecer que é amarrar a programação à história. Se voce decide mudar a história em um ponto e a programação está amarrada voce pode jogar uma tonelada de trabalho fora.

Esse é um importante motivo para se "isolar" a programação. Alem do mais, os programadores (equipe) se preocuparão em fazer algo genérico... de forma que bastaria editar alguns poucos arquivos para fazer uma mudança profunda na história.. sem maiores complicações.

[]'s

#9 boddha

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts

Adicionado 31 December 2006 - 10:40 AM

[color="#FF0000"][font="Arial Black"]Bom dia a todos, mas acho que vcs estão um pouco precipitados em desenvolver jogos! Sou desenvolvedor a 8 anos, e hoje trabalho na maior operador de celular da América latina, e faço parte dos desenvolvedores de jogos para plataforma movél. Antes de começar a desenvolver vcs tem que decidir que tipo de publico será alvo, para qual plataforma será desenvolvida, uma dica super importante, ta faltando desenvolvedores para a plataforma j2me. O foco de jogos serão para plataformas movéis, começem a estudar muito java javascript,uml, e derivações de C, neste exato momento estamos desenvolvendo um jogo em C#, para rodar em novos celulares GSM da vivo, que será

Editado por boddha, 31 December 2006 - 10:55 AM.


#10 Nash

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts

Adicionado 11 January 2007 - 10:32 AM

E ai pessoal blz ???

bom eu sou novo aqui no forum e eu gostaria de saber se alguem sabe aonde posso baixar esse delphi ou algum lugar q eu posso comprar o cd....e aonde eu consigo uns tutoriais desse programa


Eu estou interessado em aprender a fazer jogos


Vlw

#11 Jabur

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 18 posts
  • Estado:Pernambuco

Adicionado 06 September 2007 - 03:55 PM

Eu também pretendo um dia criar um jogo de tecnologia DirectX... por enquanto me contento com rpg maker!! boa sorte véi! =P

#12 elediojunior

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Estado:Paraná

Adicionado 21 November 2007 - 10:34 PM

Interessante.

#13 The Boss

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts

Adicionado 11 December 2007 - 05:04 PM

ae!!! galera.. sou novo.. aqui no forum.. mais.. eu quero aprender e ensinar...
mais.. para isso preciso.. estudar...
tenho 17 anos...
não tenho nenhum conhecimento..de programação... mais gostaria... (Apesar de fazer calculadora mais.. feia) o meu irmão é programador.. mais.. ele não tem tempo para me ensinar...
ele falow que eu tenho que primeiro aprender lógica de programação
depois programar...

eu nao sei oq faço....

eu gostaria de uma orientação para começar...!!

e tb... gostaria mexer em desenvolvimento de jogos....


Agradeço desde já

Obrigado.. espero q me ajudem -_-


#14 MeNiNoMieL○º•

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 39 posts
  • Estado:Pernambuco

Adicionado 18 March 2008 - 06:36 PM

Nossa vi vcs comentando e fiquei viajandu, num sei nem por onde começar concerteza este topico num serve para iniciantes, mas para usuarios com experiencia e um pouco de conhecimento na area.

#15 Paulo Gurgel

    Já esvaziou sua xícara hoje?

  • (*)Insigne
  • 10447 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Sexo:Masculino
  • Estado:São Paulo

Adicionado 19 March 2008 - 08:43 AM

Para quem gostaria de começar e não tem idéia de por onde:

Defina seu papel, voce não vai fazer tudo sozinho. Se tentar vai tomar pau na escola, na faculdade ou no trampo. Procure pessoas com interesses comuns que queiram participar.

Se curtir a parte gráfica, demoro para pegar papel e caneta e começar a desenhar os primeiros chars. Depois será legal partir para as ferramentas de computação gráfica. Corel e Photoshop para os 2D, 3DStudio, Blender e Maya para os 3D.

Se desejar realmente ver a coisa funcionando prepare-se para aprender programação. Programar jogos é realmente dificil pois abrange todas as areas de conhecimento da programação. Voce vai disparar um projetil terá de calcular uma física coerente para o impacto deste... vai programar um jogo de luta, o oponente não pode apenas distribuir golpes aleatorios, tem que ter uma certa inteligencia... (e não pode ser resposta a comando absoluta pois isso tornaria o game impossível).
Qualquer linguagem serve, mas para quem nunca programou na vida eu recomendaria começar pelo livro dos Deitel, Java como Programar (por ser uma linguagem fortemente orientada a objetos que é um recurso valioso para programação de games, com ferramentas gratuitas para quem deseja começar)

Para quem curte a parte de enredo, demorou para escrever um livro, revista, gibi, ebook, que conte a historia do game. Criando os protagonistas, os herois, anti herois e vilões, cenários etc....

Isso porque não falei da parte sonora pois para a musica o cara tem que ter no minimo uma boa noção de um instrumento musical e habilidade para composição.

Cada um tem que fazer o seu papel, e se o desejo é fazer tudo sozinho. Bom, daí de cima dá para ter uma idéia do que o aguarda.... Escolhida a area vai ver que o caminho a trilhar é longo... até que conheça o minimo necessário para desenvolver adequadamente.

[]'s

#16 JRCars

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Estado:São Paulo

Adicionado 06 August 2008 - 10:18 PM

bom galera eu adoro fazer joguinhos pelo rpg maker é um programinha legal ateh pra quem não tem esperiencia alguma em programação, axo q comu eu todo mundo começo de baixo sem conhecimento algum do q tava fazendo, ou ate por simples curiosidade, e procurando saber mais e aprimorar seus conhecimentos, hj sou especialista em jogos jar e jad para mobile, espero q todos tenham susseso em seus jogos e reforsso a dica do nosso companheiro acima comece pela historia, pelos chars, tentem fazer o jogo na no papel antes de faze-lo, pois caso queiram mudar vam perder muitos e muitos dias de trabalho, e muitas no começo vc acaba esquecendo como feiz temdo q retorna ao inicio, portanto tem o jogo interio em mente antes de passalo para programação pois progamação eh muito complicado, um jogo q foi muito dificil para fazer e axo q muita gente aki joga ou jah ouviu falar eh uma replica do guitar hero para mobile, chama-se guitar legends esse foi um dos jogos q programei na gunsoft, comu eu tive susseso espero q todos tenham, boa sorte awe con o novos joguinhus.

#17 ClaudiaPL

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 posts
  • Sexo:Feminino
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 16 February 2009 - 01:49 AM

Olá amigos!!!

Apesar de achar as coisas um pouco difíceis e complicadas :wacko: , acredito que nada que o estudo e a dedicação não possam resolver.

Talvez alguém possa me ajudar. Sou espírita e gostaria de 'tentar' fazer um jogo simples, que divulgasse os conceitos básicos. Alguma coisa tipo perguntas e respostas. Talvez algo utilizando a escala de evolução espiritual, começa primitivo e vai acumulando pontos até espírito puro.
O objetivo é fazer o jovem, principalmente, estudar e aprender sobre o espiritismo de forma divertida.
Não quero criar amanhã, quero apenas saber uma direção, começa lendo isto, estudando aquilo, nem começa <_<

Desde já, obrigada.

#18 DeHolte~

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Estado:Rio de Janeiro

Adicionado 18 February 2009 - 09:25 PM

contem comigo, pro q der e vier galera tbm posso ajudar


abçs

#19 Paulo Gurgel

    Já esvaziou sua xícara hoje?

  • (*)Insigne
  • 10447 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Sexo:Masculino
  • Estado:São Paulo

Adicionado 19 February 2009 - 09:15 AM

Olá Claudia, me desculpe por não ter respondido este tópico antes.

Você já conhece algum jogo educativo que tenha a linha que você deseja? Existe um jogo antigo para PC e Mega Drive chamado "Where in the World is Carmem Sandiego" (onde está Carmen Sandiego). Este é um jogo "policial" onde o personagem é um detetive e tenta prender os bandidos. Porem, durante a investigação as pistas são referencias sobre a proxima localidade destino. Cores da bandeira, idioma, vegetação, fatos marcantes são as pistas para chegar ao próximo país. No final o jogo é educativo em Geografia. Tem uma versão com viagem no tempo para história.

Veja que neste caso o jogo tem uma proposta de ser divertido e o conteúdo parece ser secundário. Mas eu acho isso muito legal pois o jogo acaba prendendo a criança e força a pesquisa, neste caso, para poder desenroscar.

Sua jornada começa pelo projeto do jogo. Como o jogo vai ser, quem são os personagens. Vai ser puramente educativo ou como o caso que citei, misto. Faça esboços da tela, descreva a jogabilidade, procure outros jogos educativos de outros temas.

[]'s

#20 ClaudiaPL

    Membro - Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 posts
  • Sexo:Feminino
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 19 February 2009 - 11:50 PM

Olá Paulo

Realmente este jogo era mais ou menos o que tinha em mente, eu me lembro dele. A idéia é um jogo misto onde se aprenda brincando.
O que seria exatamente 'jogabilidade'? A forma como o jogo se opera, os movimentos, as ações, as trocas de tela?
Cabeça tá a mil! kkkkkk

Obrigada. Vou pesquisar, montar algo e trago aqui.





1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)