Jump to content

- - - - -

A Todos Que Querem Criar Um Jogo !

42 respostas a este tópico

#21 ClaudiaPL

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 65 posts
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 20 February 2009 - 12:43 AM

DeHolte

Obrigada, toda ajuda é sempre bem vinda!!

Bjs
Claudia

#22 Paulo Gurgel

Já esvaziou sua xícara hoje?

• (*)Insigne
  • 10498 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Estado:São Paulo

Adicionado 20 February 2009 - 09:02 AM

Exatamente Claudia, chamo de jogabilidade a forma como o jogador irá iteragir com o jogo, correspondendo a determinadas ações.
Ex: O personagem deve andar por um mapa? Se sim, há objetos de iteração no mapa? Baus de tesouro, NPCs (personagens não controlados pelo jogador)? Quais são as iterações possíveis com o NPC. Se há baus, o que ele pode encontrar e como ele vai usufruir deste conteúdo.

[]'s

#23 ClaudiaPL

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 65 posts
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 21 February 2009 - 12:09 AM

Paulo

Estava pensando na forma geral do jogo, onde o jogador inicia no momento que se torna espírito e tem que chegar até o nível de espírito puro. A evolução se dá pelo desenvolvimento das virtudes e aquisição de conhecimento. Pensei em algo assim, mas como na vida real ninguém perde uma virtude desenvolvida ou conhecimento adquirido, pensei num jogo onde o personagem ao cometer um erro, refaz aquela fase, não reinicia o jogo. Assim ele sempre avança e no máximo estaciona. Será que ficaria interessante num jogo?

#24 rafatuga

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Estado:Other Countries

Adicionado 09 April 2009 - 03:14 PM

ola !!!!
eu tenho 14 anos mas a muito tempo que me interesso por jogos e informatica
eu gostava de fazer um jogo, nao era preciso ser nada de muito complicado, e so pra começar e gostava que alguem me ajudasse sff

#25 MestreKiller

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts
  • Estado:Pará

Adicionado 25 December 2009 - 01:42 PM

Oiee entaum meu nome é Richard, naum seie muiito sobre programação de jogos(na verdade naum seie nda) mas eu sempre quiz criar um joguh em 2D q estivesse relacionado a série Castlevania, boum eu ja jogueie tdos os Castlevanias da série... entaum eu gostaria de saber por onde eu começo... quais programas eu uso como programador... como fasso para os personagens obdeverem ao comando do teclado ou msm fazer movimentos aleatorios mas inteligentes(como os monstros)...
Sinseramente naum me importo com o tempo q issuh demore.. pode até demorar 3 ou 4 anos q eu naum vou desistir... mas realmente presciso de um empurrão ^^ por favor me ajudem rsrs...

#26 MestreKiller

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 28 December 2009 - 12:18 PM

ainda esperando a resposta O.o

#27 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 28 December 2009 - 03:07 PM

Prezado MestreKiller,

Infelizmente não há nenhuma novidade no tópico que possa lhe ajudar para este jogo em especifico. Estudar muito, aprender uma boa linguagem de programação como Java e trabalhar um monte. Não pode ser um estudo básico para jogos, pois para conseguir programar jogos, há necessidade de conhecer bem:

- Física
- Geometria
- Teoria de colisões
- Estrutura de dados

Curiosamente tenho pensado a respeito dos plataformas estes dias mesmos e vamos a algumas conclusões (se conhecer estrutura de dados, teoria de colisões e física, o resto fica fácil):

1. A plataforma em sí.
-> Há várias maneiras de fazer a plataforma, pixel à pixel, bitmaps, tilesets e outras. Para um jogo simples eu pensei em combinar bitmap com tileset. O bitmap serve apenas como fundo, enquanto um tileset transparente e poligonal encaixado por cima do fundo serviria para o tratamento de colisões.

2. O tratamento de colisões / personagem x plataforma
-> Para a plataforma o jeito mais fácil, como em vários castlevanias antigos, seria testar um pixel base do pé do personagem com o tileset. O tileset seria uma estrutura de dados matricial que contem a informação se aquele determinado bloco é sólido. Para colisão de personagens, tiros etc ainda seria necessário testar o bloco todo do personagem.

3. Efeito da gravidade / impulsão.
-> Além do deslocamento horizontal, existe o salto. Uma das maneiras de tratar o saldo dos personagens seria através do campo gravitacional. Uma força faria efeito de aceleração de queda constante sobre o personagem com a = "30px/s". Um impulso variavel médio de 200px/s para cima poderia dar diferentes saltos e ainda de forma bastante natural.

[]'s

#28 MestreKiller

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 29 December 2009 - 11:31 AM

Muiiito obrigado Paulo Gurgel, axuh q jáh tenho uma noção de como criar esse joguh, mas so para tirar umas duvidas...
Analisando o personagem, o cenario, lugares secretos(cenarios quebraveis), personagens não jogaveis(npc), monstros...
analisando todos esses topicos, existe uma maneira de vc me dizer kda programa que eu deveria usar pespecificamente para cada um desses topicos ?
Ajudaria muiito mesme pois, estou começando a estudar a fundo o que vc me citou acima, teoria de colisão, java e estrutura de dados, alem de fisica ^^
Agradasso pela ajuda...

#29 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 30 December 2009 - 10:22 AM

Para tudo os mesmos programas! Para as imagens, se for trabalhar com computação gráfica pura é só na linguagem, se for usar editor de imagens é seu preferido. Do paint, ao photoshop, passando pelo gimp e mais as vetoriais. Para a programação da "engine" do jogo, a linguagem de programação preferida. (ex: java)

Som desde o gravador do windows até programas profissionais, para as músicas um bom tecladista saberá o que fazer.

Para montar os cenários, eventos do NPC, pode ser que seja interessante você criar as ferramentas de construção também. Como a engine será sua, obviamente não há nenhuma ferramenta pronta. terá de cria-las também.

Obviamente você pode tentar trabalhar sobre uma engine ou framework já existente, mas saberá quando chegar a hora disso.

Estou considerando obviamente que você não vai aproveitar nada pronto. Para aproveitar coisas existentes dai é só aproveitar.

Editado por Paulo Gurgel, 30 December 2009 - 10:24 AM.

#30 Evertonlvl1

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Adicionado 02 August 2010 - 07:51 PM

E ai galera!!
tenho um roteiro, varios personagens criados mas tudo no papel
estou tentando aprender a criar os personagens em 3d no blender
se alguem que tem mais experiencia em criar 3d quiser fazer parceria estamos ai
o enredo eh baseado na grecia antiga, com os elementos da terra agua vento e fogo

#31 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts
  • Estado:Mato Grosso

Adicionado 23 October 2010 - 09:20 PM

Olá a todos!ótima iniciativa a ajudar os iniciantes em seu primeiro jogo!
primeiramente meu nome é harry douglas!
eu sou editor de sprites e tenho uma noção em c+
crio jogos no estilo M.U.G.E.N 2D!
vim até aqui a procura de ajuda! preciso criar uma eguine fora do M.U.G.E.N Resulmindo quero criar meu proprio jogo!
mas para isso preciso da ajuda de vcs!!!
preciso montar a estrutura do jogo! a tela do jogo as opçoes do jogo! alguem poderia me ajudarrr????
abraços a todos! e fiquem com Deus Jesus cristo! :)

#32 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Adicionado 24 October 2010 - 11:56 AM

alguem pode me ajudar a criar uma eguine 2D???

#33 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 25 October 2010 - 08:36 AM

Prezado colega, não é uma tarefa trivial ;) veja que o próprio mugen é uma engine que levou anos até atingir uma certa maturidade, isso mesmo, anos ;)

Bom, antes de mais nada você precisa verificar se deseja criar uma engine customizável como o mugen, ou então se você deseja fazer algo que só você mexa, compilável :) Depois disso você precisará aprender as ferramentas da linguagem que escolher para programar coisas simples ;) acho que um bom desafio seria fazer a tela de escolha de personagens, pense em fazer com apenas 4.

Você vai usar imagens quaisquer no seu computador e fazer a escolha do personagem ;)

Depois de conseguir fazer a escolha do personagem, pode se arriscar com a criação de um personagem em sí :) você precisará de várias imagens do personagem em questão. Recomendo usar do mugem mesmo para começar ;) Extraia as várias imagens e depois una-as num arquivo que você define o formato ;)

Feito este passo, o próximo é tentar criar o personagem e programar ações básicas, andar pra frente e pra tras.

O resto vai saindo naturalmente ;)

[]'s

#34 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Adicionado 26 October 2010 - 06:27 PM

obrigado desde já caro amigo!
olha como te falei to entrando de cabeça a fundo no asunto! e ñ é uma escolha criar essa eguine! é meu objetivo desde anos atraz! por isso ja vinha estudando linguagens de programação!
sobre as imagens que vc me falo caro amigo tenho uma equipe montada pra isso já! por isso q o jogo tem q ser em 2D por que ja temos imagens melhor disendo sprites prontos de personagens para ser criados na nova eguine!
acho q nao levará anos a eguine só se eu for dar continuidade a outras versoes do jogo! mas sim pra montar a eguine pode levar bastante tempo até anos como disse ñ discordo!
e na programação da nova eguine ñ poderia ser pegado partes do mugen para facilitar exemplo! parte da programação!
estava vendo o arquivo do mugen!mugen.CFG na pasta Data e tinha a programação do jogo! ñ vo diser q entendi tudo! mas compreendi o necessário!
como li no começo do forum! o que é mais dificil pra montar a eguine 2D! é as imagens dos personagens(sprites)
claro foi a opnião do postador!

#35 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Adicionado 26 October 2010 - 06:39 PM

olha o objetivo da minha eguine é compilável para q só eu mecha!
estou aqui por que preciso muito de ajuda!
vc ñ se disponibilizaria para me ajudar?da pra ver que vc tem muito conhecimento nessa área!
podemos faser uma parceria ou um Negócio entre Nós! o que acha?? ^_^
Posted Image

#36 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 26 October 2010 - 08:24 PM

Me desculpe, mas eu não tenho tempo de me envolver num projeto como este ;)
Obviamente responderei perguntas aqui no forum dentro do possível.

O mugen.cfg só tem definições de algumas variáveis ;) nada mais que isso ;) não tem nem 0.001% do código de aplicação ;)

Na engine você tem que codificar:
- modulo para movimento dos personagens
- modulo para reprodução dos golpes
- modulo para calculo do dano causado pelo impacto dos golpes
- modulo para desenho do backdrop]
- modulo para sequenciamento das lutas
- modulo para IA (player controlado pelo computador)

Em particular, eu faço um "desafio"
Veja esse vídeo:

Foi o primeiro jogo de luta que eu vi na vida, tinha uns 6 anos mais ou menos na época. Meu primeiro NES veio com esse jogo!

Tente fazê-lo! Não há nada de diferente em fazer este e um mais "moderno", só a quantidade de trabalho.
Eu acho que do zero, umas três semanas bem trabalhadas eu conseguiria fazer esse jogo sozinho :)
Lembrando que comecei a aprender programação tem mais de 15 anos ;) e nunca parei de aprender ;)

[]'s

#37 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Adicionado 27 October 2010 - 08:41 AM

eu poderia tentar mas acho q nao chegaria muito longue! por que ñ sei por onde começar!
obrigado por exclarecer o mugen.cfg achei q toda programação to jogo estava ali!hehe :D !
numca criei uma estrutura de jogo nada parecido por isso que preciso muito de ajuda :( ! entendo q vc ñ pode ajuda :( !
quando vc pede em dinheiro R$ para me ajudar a criar uma eguine! mesmo q seja uma aula orientando para que eu possa ter conhecimento q me possibilite a criar minha própria eguine 2D ???amigo preciso muito disso vc não imagina o tamanho da ajulda q estara fasendo :D ! :rolleyes:
sobre sua proposta posso faser so q vc teria q me orientar!pois ñ vejo o caminho!ou seja
nao tenho noção de como começar!
uma duvida! o programa de compilação e criação de programa Lazarus serve para criar jogo?

#38 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 27 October 2010 - 09:03 AM

Qualquer linguagem de programação serve para o criar jogos, eu não teria problema em usar o lazarus já que conheço-o e conheço muito bem o Delphi, mas eu não acho que o lazarus tenha um diferencial atrativo para games ;) (exceto os FPC2GBA e FPC2NDS, estes sim muito atrativos ^^")

Para programar jogos mais sofisticados, até mesmo aquele jogo de luta que eu propus, é um enorme facilitador a orientação a objetos e você como é novato, eu recomendaria que começasse por aí. estudando bastante POO. O Lazarus pode te atender, assim como Java, Delphi e C# ou Python.

Se o seu intuito é criar a engine, não procure engines ou frameworks próprios para jogos nas linguagens de programação ;) eles vão colocar regras no seu jogo ;)

Veja um exemplo de space invaders. Atenção ao diagrama de classes UML. Você só conseguirá desenvolver seu jogo de luta quando estiver apto a fazer uma modelagem como esta ;)

http://www.c-sharpco...ceInvaders.aspx

Infelizmente não há como eu ir mais longe sem realmente me envolver com o projeto ;) de nada adiantaria eu fazer uma modelagem que já é 30% do trampo e depois você não saber codificar a modelagem ;) fora que o modelo reflete nas regras e essa seria uma parte muito importante que você fizesse ;)

Se ainda está perdido, pense em jogos mais simples ;)

O "hello world" do programador de jogos é o Pong! É algo que leva menos de 1 dia de trabalho se você já conhecesse as técnicas de programação. Você se pegar firme, precisaria de algo tipo 1 semana para aprender tudo que está envolvido ;) mas não pegue um código do pong para ver como é ;) tem que escrever o seu próprio.

[]'s

#39 harry de Deus

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Adicionado 27 October 2010 - 01:58 PM

entendo que na possa ajudar! obrigado desde já!
me recomende um programa para que eu possa começar a programar??
o que eu devo procurar aprender que tipo de linguagens??
devo começar como? :lol:
que Deus abençoe a todos!

#40 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 28 October 2010 - 10:26 AM

Bom, eu recomendaria que você aprendesse o básico de C :) (pode começar com o grupo de estudos de C aqui mesmo do forumweb que é muito bom). Assim que passar pela trilha do GE, vai para Java que tem material abundante e te ensina Orientação a Objetos.

Quando você estiver razoavelmente bom em Java, voce conseguirá escolher sozinho se quer fazer o jogo em java ou se quer usar outra linguagem. Só que essa terceira voce aprende já trabalhando de tão fácil que vai ser ;) quem domina realmente os conceitos de programação, escreve em qualquer linguagem que siga paradigma similar ;) só questão de adaptação o.o

[]'s

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)