Jump to content

- - - - -

Dúvidas Sobre Tributações

6 respostas a este tópico

#1 Diego Martins

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 11 posts
  • Estado:Goiás

Adicionado 21 June 2007 - 02:23 PM

Olá pessoal, estou desenvolvendo um aplicativo de automação para oficinas mecânicas, e eu nunca desenvolvi nada que fosse preciso ter uma tela de cadastro de produto, e todos lugares que eu vejo, me parece que junto ao produto eu tenho que especificar suas tributações, como seria isto? como saber qual tributação é necessária, o sistema terá que emitar Cupom Fiscal e Nota fiscal.
na minha tabela de produtod eu coloquei os seguintes campos;
Produto_id
Descricao
descricao_abreviado
Unidade de entrada
grupo
subgrupo
cor
saldo minimo
saldo máximo
saldo atual
observação

e subcadastros tipos unidades para falar quais unidades este produto pode ser vendidas, fornecedores para fala quais fornecedores tem deste produto.

Esta tabela minha está certa?

Me ajudem, eu esto desenvolvendo o sistema e estou "Arrodeando o produto e tudo que é ligado a ele"

#2 Rodrigo Ramos

Membro - Junior 1

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 251 posts

Adicionado 21 June 2007 - 02:35 PM

Vixi , se tem algo complexo é a tributação brasileira!
Se seu sistema será especifico para um cliente , em um unico estado dae fica mais facil.
O ideal e ler sobre tributação em sites especificos.
Mais uma breve esplicação seria criar uma tabela de situação tributaria.Vincular essa tabela com o produto/Serviço.

Abraço

#3 Diego Martins

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Adicionado 21 June 2007 - 04:23 PM

View PostRodrigo Ramos, on 21-Jun-2007, 15:35, said:

Vixi , se tem algo complexo é a tributação brasileira!
Se seu sistema será especifico para um cliente , em um unico estado dae fica mais facil.
O ideal e ler sobre tributação em sites especificos.
Mais uma breve esplicação seria criar uma tabela de situação tributaria.Vincular essa tabela com o produto/Serviço.

Abraço

Para ficar mais fácil, vamos colocar especifico do estado de Goiás

como seria por exemplo essa tabela de situação tributaria?

Estou Posted Image no MSN

#4 Rodrigo Ramos

Membro - Junior 1

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 251 posts

Adicionado 21 June 2007 - 04:47 PM

A Tabela de tributação onde vc vai classificar seus produtos .
Se é um produto tributado
Se é um Produto Isento
Sé um Produto Tributado integralmente
Se tem Redução de Icms e etc..

a Tabela pode ser tipo assim:
Codigo(AutoIncremento) Chavi Primaria que vai se relacionar com a tabela de produtos
Descircao (Tribuitado integralmente)
CST (Codigo da situação Tributaria) Ex: TT=Tributado
Aliquota (18,00%)
Redução de Icms (Sim Não)
Base de Redução (Ex: 33,33%)

Dica de pesquias
Redução de ICMS , Classificação Fiscal , Situação Tributaria , Aliquota de ICMS. Substituição Tributaria.
Boa Sorte.

#5 Diego Martins

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 11 posts

Adicionado 22 June 2007 - 10:55 AM

Socorro!

Criei uma tabela, igual foi passado como exemplo, agora uma dúvida, se uma loja tem uns 10.000 produtos, pode ter até 10.000 possibilidades de tributação?
Eu vi em algum lugar do fórum que a empresa tem um código de situação tributaria, para serveria este código? Eu nunca mechi com um sistema deste ramo, e estou meio perdido, como seria uma venda de um produto como mostra no exemplo da tabela acima?

Abraços e até mais.

Se alguém puder me falar como funciona, add eu ae no msn diegogamed@hotmail.com

#6 Rodrigo Ramos

Membro - Junior 1

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 251 posts

Adicionado 22 June 2007 - 12:33 PM

View PostDiego Martins, on 22-Jun-2007, 11:55, said:

Socorro!

Criei uma tabela, igual foi passado como exemplo, agora uma dúvida, se uma loja tem uns 10.000 produtos, pode ter até 10.000 possibilidades de tributação?
Eu vi em algum lugar do fórum que a empresa tem um código de situação tributaria, para serveria este código? Eu nunca mechi com um sistema deste ramo, e estou meio perdido, como seria uma venda de um produto como mostra no exemplo da tabela acima?

Diego,
Seguinte , Para cada produto ou grupo de produto vc define o Codigo de Tributação Dele.
Tipo assim , vc classifica seus produtos por um determinado grupo.
No seu caso oficina mecanica vc colocaria todos os produtos de "suspensão" no grupo "suspensão". e como provavelmente todos os produtos do grupo "suspensão" tem a mesma tributação então vc relacionaria o grupo de produtos com a tabela de tributação.
Tipo Tabela Grupo de Produtos
Descrição(Suspensão)
Cod_tributacao (Codigo Da tabela de tributação refente a esse grupo)

Bom , Resumindo no seu caso ,cada produto deve ter uma tributação. Quando vc for emitir a nota vc deve levar em consideração:
A natureza de operação
Aliquota de icms do estado
Verificar a CST do produto , se o produto estiver como isento então vc não incide imposto sobre ele.
Se for tributado integralmente , dae vc aplica a aliquota do estado.
Se Tiver susbtituição tributaria então ... aff

Enfim , aqui no forum não seria o lugar apropriado para aprender sobre isso. pois sistema de Automação é algo complexo que requer conhecimento em diversas areas e não só na linguagem especifica.

Abraço.

#7 gransoft

Membro - Pleno 2

• Moderador
  • 554 posts
  • Estado:Minas Gerais

Adicionado 22 June 2007 - 12:38 PM

View PostDiego Martins, on 22-Jun-2007, 11:55, said:

(...)
se uma loja tem uns 10.000 produtos, pode ter até 10.000 possibilidades de tributação?
(...)
UBERLÂNDIA-MG, 22 de junho de 2007

Prezado Diego,

Não dê idéias...

Vamos com calma!

Compreenda o que significa CST:
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legi...exov2002_11.htm

Depois, CFOP:
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legi...nexov2002_7.htm

Toda Tabela de Ítens possue uma codificação para Tributos, seja para uso com NF em Formulários Contínuos ou similar para ECF.

A tal alíquota de ICMS por exemplo, varia de Estado para Estado e também por produtos. Este tipo de informação você deverá ter do Contabilista, pois ele sim é o responsável por determinar em qual tributação ou alíquota se deverá enquadrar(*) o item, de acordo com a Legislação Tributária do seu Estado.

Para criar a sua Tabela de Itens, analise os campos que seu Aplicativo Fiscal OBRIGATORIAMENTE deverá ter para disponibilizar as informações ao SINTEGRA:

Registros diversos (Tipo 50 - Totais das NF E/S):
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legi...02_4.htm#parte2

Tipo 54 (ìtens das NF):
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legi...xovii2002_5.htm

PS (*) - Este assunto é BEM mais complexo.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Editado por gransoft, 22 June 2007 - 12:51 PM.

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)