Jump to content

- - - - -

Erro De Acesso Odbc For Oracle

1 resposta a este tópico

#1 Marcio Rockfeller

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 5 posts
  • Estado:Minas Gerais

Adicionado 19 April 2010 - 02:59 PM

Boa tarde Pessoal. Estou com o seguinte problema.

Na empresa que trabalho, utilizo ponteiros de conexão via drivers ODBC para conectar com o banco ORACLE (Oracle 9i);
Em "Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Fontes de Dados ODBC" possuo conexões criadas para utilização com o MicroSoft Query (Conexão de dados via Microsoft). Tenho muitas planilhas de excel que fazem consultas ao banco de dados do sistema ERP da empresa. O problema é o sequinte.
Estou configurando um notebook novo com Windows 7 - 64bits. Nos drivers ODBC do Windows 64bits, só aparece opção para conectar SQL Server. Achei na net que deve-se executar o odbccad.exe direto da pasta SYSWOW64 (C:\windows\Syswow64\odbccad.exe) para visualizar as conexões possíveis em 32 bits. Até aí tudo bem. Acessei e criei os ponteiros de conexão. Porém na hora de abrir a conexão no office utilizando o Microsoft Query ocorre o seguinte erro:

"ORA-06413: Conexão não aberta - Falha de SQLSetConnectAttr do driver"; e logo em seguida:
"Impossível ler este arquivo";

Já tentei inúmeras coisas... Um detalhe que observei... Tentei criar um arquivo de conexão (*.udl) via OLEDB. Quando compilado em cima da conexão ODBC for oracle, caso "compile" com o rundll32.exe em 64 bits não conecta. Compilei com o rundll32.exe (32 bits) e pelo arquivo OleDb conectou. Porém pelo office nada de conexão.
Conclusão: Creio que o office utiliza-se do recurso 64 bits para tentar conectar uma fonte de dados ODBC 32 bits.

Alguém já passou por isso? Têm alguma solução?
Agradeço desde já.

At.te: Marcio Rockfeller

#2 Marcio Rockfeller

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 5 posts
  • Estado:Minas Gerais

Adicionado 29 April 2010 - 09:40 AM

View PostMarcio Rockfeller, on 19 April 2010 - 02:59 PM, said:

Boa tarde Pessoal. Estou com o seguinte problema.

Na empresa que trabalho, utilizo ponteiros de conexão via drivers ODBC para conectar com o banco ORACLE (Oracle 9i);
Em "Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Fontes de Dados ODBC" possuo conexões criadas para utilização com o MicroSoft Query (Conexão de dados via Microsoft). Tenho muitas planilhas de excel que fazem consultas ao banco de dados do sistema ERP da empresa. O problema é o sequinte.
Estou configurando um notebook novo com Windows 7 - 64bits. Nos drivers ODBC do Windows 64bits, só aparece opção para conectar SQL Server. Achei na net que deve-se executar o odbccad.exe direto da pasta SYSWOW64 (C:\windows\Syswow64\odbccad.exe) para visualizar as conexões possíveis em 32 bits. Até aí tudo bem. Acessei e criei os ponteiros de conexão. Porém na hora de abrir a conexão no office utilizando o Microsoft Query ocorre o seguinte erro:

"ORA-06413: Conexão não aberta - Falha de SQLSetConnectAttr do driver"; e logo em seguida:
"Impossível ler este arquivo";

Já tentei inúmeras coisas... Um detalhe que observei... Tentei criar um arquivo de conexão (*.udl) via OLEDB. Quando compilado em cima da conexão ODBC for oracle, caso "compile" com o rundll32.exe em 64 bits não conecta. Compilei com o rundll32.exe (32 bits) e pelo arquivo OleDb conectou. Porém pelo office nada de conexão.
Conclusão: Creio que o office utiliza-se do recurso 64 bits para tentar conectar uma fonte de dados ODBC 32 bits.

Alguém já passou por isso? Têm alguma solução?
Agradeço desde já.

At.te: Marcio Rockfeller

Pessoal... A alguns dias eu resolvi o problema...
Seguem os passos para solução:

1º - Através do site da Oracle, acesse o link para fazer download dos drivers 64 bits para 11g (suporta o 7,8,9i e demais versões)
http://www.oracle.co...winx64soft.html

2º - Baixe os dois arquivos a seguir, na versão 11.1.0.7.0:
Instant Client Package - Basic (instantclient-basic-win-x86-64-11.1.0.7.0.zip)
Instant Client Package - ODBC (instantclient-odbc-win-x86-64-11.1.0.7.0.zip);

3º - Extraia os dois arquivos no mesmo diretório (por exemplo, C:\oracle\Odbc);

4º - Inicie o Prompt de Comando (Iniciar > Executar > CMD) executando-o como administrador. Vá em Iniciar> Todos os Programas> Acessórios, e depois à direita, clique em Prompt de Comando e selecione Executar como Administrador.

5º - Dentro do prompt de comando, navegue até C:\oracle\ODBC e execute o programa "odbc_install.exe". Você deverá receber uma mensagem dizendo que o driver Oracle ODBC foi instalado com êxito. A partir deste momento ele aparecerá na lista de drivers de suas fontes de dados ODBC.

6º Crie uma nova variável de ambiente do sistema. Defina o valor do nome da variável como TNS_ADMIN, e o valor da variável como o caminho da pasta que contém os arquivos tnsnames.ora e sqlnet.ora. Por exemplo: "C:\oracle\Ora92\network\admin";

7º - Para criar a conexão ODBC, vá em Iniciar> Painel de Controle> Ferramentas Administrativas> Fontes de dados (ODBC). Pronto.]

Consegui esta solução de um forúm norte americano sobre Oracle. Não lembro a fonte.

At.te:

Marcio Rockfeller.
http://motofuria.blogspot.com

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)