Jump to content

Simples Nacional - Nf-E 2.0

23 respostas a este tópico

#1 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts
  • Estado:São Paulo

Adicionado 26 April 2010 - 08:58 AM

Estou emitindo NF-e de Simples Nacional com a nova versão do componente. Estou seguindo tudo corretamente e está me retornando a mensagem de erro acima. Liguei na na Sefaz-SP e me orientaram a utilizar o CST41 ao invés dos campos do grupo CSOSN.
O cara me orientou a utilizar a nota técnica 2009/004 e, pelo jeito que ele conversava comigo, acho que estava emio inseguro.
Por isso peço a ajuda de vocês. Alguém conseguiu emitir NF-e de simples nacional pelo nova versão do componente para poder postar seu XML para darmos uma analisada e ver o que estamos fazendo de errado ?

#2 Márcio Bellini

Membro - Junior 3

• Membros
  • PipPipPip
  • 121 posts
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 26 April 2010 - 09:20 AM

View Postpeterson161, on 26 April 2010 - 08:58 AM, said:

Estou emitindo NF-e de Simples Nacional com a nova versão do componente. Estou seguindo tudo corretamente e está me retornando a mensagem de erro acima. Liguei na na Sefaz-SP e me orientaram a utilizar o CST41 ao invés dos campos do grupo CSOSN.
O cara me orientou a utilizar a nota técnica 2009/004 e, pelo jeito que ele conversava comigo, acho que estava emio inseguro.
Por isso peço a ajuda de vocês. Alguém conseguiu emitir NF-e de simples nacional pelo nova versão do componente para poder postar seu XML para darmos uma analisada e ver o que estamos fazendo de errado ?

Boa Dia

Essa Nota Técnica orienta a usar o CST41 quando for empresas do Simples Nacional e estiver usando o Layout antigo na NFe, agora a partir do momento que informar no campo CRT (conforme Layout novo v2.0) com o valor 1, será necessário informar o CSOSN, pelo menos foi isso que aconteceu comigo, anexo o XML.

Se você usar o CSOSN igual a 102 103 300 400 o valor da Base de Calculo e vICMS irão zerados.
<vBC>0.00</vBC>
<vICMS>0.00</vICMS>

[]'s
Marcio

Arquivo(s) anexo(s)

Editado por Márcio Bellini, 26 April 2010 - 09:26 AM.

#3 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts

Adicionado 26 April 2010 - 01:44 PM

Gente, por favor, alguém conseguiu emitir NF-e de simples nacional pela nova versão em SP e que pode postar aqui ?
Até agora agora não consegui.

#4 Márcio Bellini

Membro - Junior 3

• Membros
  • PipPipPip
  • 121 posts
  • Estado:Santa Catarina

Adicionado 26 April 2010 - 02:42 PM

Não adiantou o XML postado aí?

[]s
Marcio

#5 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts

Adicionado 26 April 2010 - 02:58 PM

Ele serviu sim, muito obrigado. Eu tenho um do RJ que também foi validado.
O fato é que estou seguindo tudo conforme o manual e nota técnica e, dentro do possível, meu XML está igual à estes dois e mesmo assim foi rejeitado pela Sefaz de SP. Penso que é algo específico com a Sefaz de SP.
Por isso que desta vez, solicitei algum XML de SP para ver se alguém conseguiu. Eu sabendo se alguém de SP conseguiu, o problema está com o meu XML mesmo e assim posso direcionar meus esforços para solucionar este problema.

#6 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts

Adicionado 29 April 2010 - 10:50 AM

Dando continuidade à este problema, enviei uma última mensagem para a Sefaz, relatando o caso:

"Rejeição de NF-e

Isto é uma continuação da resposta da mensagem nº 3982125.
VOCÊS TÊM CERTEZA DE QUE A VALIDAÇÃO DA NF-E 2.0 ESTÁ CORRETA ?
Minha NFe está somente com o grupo CSOSN preenchido. Não tem grupo de CST, pois é Simples Nacional e está com CRT=1. Eu utilizo o grupo CSOSN102, onde tem somente as tags ORIG e CSOSN. Não tem a tag vBC. No item da nota, o vProd é 500,40. No grupo ICMSTot minha vBC é ZERO. Quando envio a NF-e acontece a rejeição.
Mesmo deixando a vBC igual à somatória do vProd, no caso 500,40, a rejeição persiste.
Existe um local onde posso anexar meu XML para vocês se certificarem se a validação está correta ?
"

Hoje a Sefaz de SP me respondeu:

"Prezado Sr.,

A equipe técnica orientou para seguir a Nota Técnica 2010.001, item 4:
informar CST 99, por enquanto.

Att.,
Equipe NF-e

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
"

Resumindo: Nos outros Estados, utiliza-se o CSOSN e valida normalmente. Em SP sempre dá erro de base de cálculo e a orientação é utilizar o CST99 ao invés dos grupos de CSOSN.

Aos desenvolvedores ACBr: Sendo assim, teremos que adapatar (novamente) os DANFE's para a correta exibição de CST ou CSOSN

#7 juaumkiko

Membro - Senior 3

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1575 posts

Adicionado 29 April 2010 - 12:18 PM

View Postpeterson161, on 29 April 2010 - 10:50 AM, said:

Dando continuidade à este problema, enviei uma última mensagem para a Sefaz, relatando o caso:

"Rejeição de NF-e

Isto é uma continuação da resposta da mensagem nº 3982125.
VOCÊS TÊM CERTEZA DE QUE A VALIDAÇÃO DA NF-E 2.0 ESTÁ CORRETA ?
Minha NFe está somente com o grupo CSOSN preenchido. Não tem grupo de CST, pois é Simples Nacional e está com CRT=1. Eu utilizo o grupo CSOSN102, onde tem somente as tags ORIG e CSOSN. Não tem a tag vBC. No item da nota, o vProd é 500,40. No grupo ICMSTot minha vBC é ZERO. Quando envio a NF-e acontece a rejeição.
Mesmo deixando a vBC igual à somatória do vProd, no caso 500,40, a rejeição persiste.
Existe um local onde posso anexar meu XML para vocês se certificarem se a validação está correta ?
"

Hoje a Sefaz de SP me respondeu:

"Prezado Sr.,

A equipe técnica orientou para seguir a Nota Técnica 2010.001, item 4:
informar CST 99, por enquanto.

Att.,
Equipe NF-e

Atenciosamente,

"

Resumindo: Nos outros Estados, utiliza-se o CSOSN e valida normalmente. Em SP sempre dá erro de base de cálculo e a orientação é utilizar o CST99 ao invés dos grupos de CSOSN.

Aos desenvolvedores ACBr: Sendo assim, teremos que adapatar (novamente) os DANFE's para a correta exibição de CST ou CSOSN

Peterson...
Será que eles não quiserem te indicar a NT 2009.004?
Pois é ela que preve uma alternativa para o preenchimento Simples Nacional não é?

[]´s

#8 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts

Adicionado 29 April 2010 - 05:21 PM

Vai saber...
Eu apenas copiei a mensagem e postei aqui.
Num e-mail anterior à este, me informaram:

"Prezado Sr.,
Encaminhamos o questionamento para a área técnica, que informa o seguinte:
O erro 531 – “Rejeição: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens” só ocorre quando o total da BC ICMS não coincide com a soma da BC ICMS informadas nos itens.
Na mensagem não é possível ver os valores de BC ICMS informado no total e nos itens.
Basta o contribuinte corrigir as informações de BC ICMS que a nota será autorizada.
O preenchimento dos campos, para as empresas do Simples Nacional, na versão 2.0 do leiaute da NF-e, devem seguir a Nota Técnica 2009.006 e a Nota Técnica 2010.001.

Att.,
Equipe NF-e

Atenciosamente,

"

O fato é que não está validando NF-e de Simples Nacional com CSOSN em SP.

#9 juaumkiko

Membro - Senior 3

• Membros
  • 1575 posts

Adicionado 30 April 2010 - 06:28 AM

O pessoal de suporte em São Paulo são totalmente despreparados.
Perguntamos uma coisa e eles respondem a maioria das vezes uma resposta padrão... sem contar os meses de demora para a resposta.

Outro dia relatei um problema de uma mensagem de rejeicao que o servidor estava enviando, que não condizia com o real problema.
O Problema foi solucionado e eles me responderam que o erro era na minha aplicação... mas o problema nao existe mais... exatamente no mesmo cenario.

Tente aguardar mais um pouco antes de mexer na estrutura do componente... com certeza mais pessoas irão reclamar e quem sabe o problema não é resolvido.

[]´s

#10 pocci

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Adicionado 30 April 2010 - 07:55 AM

Caros, estou também com o mesmo problema em SP, com retorno de rejeição 531 no ambiente de homologação.

Antes de ler esse tópico, enviei um email para SeFaz. Vamos ver qual vai ser a resposta.

Abraço,

Fabricio.

#11 Jean M

Membro - Junior 3

• Membros
  • PipPipPip
  • 100 posts
  • Estado:Espírito Santo

Adicionado 30 April 2010 - 03:45 PM

View PostMárcio Bellini, on 26 April 2010 - 09:20 AM, said:

Boa Dia

Essa Nota Técnica orienta a usar o CST41 quando for empresas do Simples Nacional e estiver usando o Layout antigo na NFe, agora a partir do momento que informar no campo CRT (conforme Layout novo v2.0) com o valor 1, será necessário informar o CSOSN, pelo menos foi isso que aconteceu comigo, anexo o XML.

Se você usar o CSOSN igual a 102 103 300 400 o valor da Base de Calculo e vICMS irão zerados.
<vBC>0.00</vBC>
<vICMS>0.00</vICMS>

[]'s
Marcio

Marcio, boa tarde.

Estava analizando o XML que você postou, e observei que no PIS e no COFINS você está colocando CST = 01.
Segundo a NT 2009.004 deve colocar 99 para o PIS e COFINS quando for Simples Nacional.
Mudou alguma coisa em relação a versão 2?
Ou isso tem a ver se a empresa é ME/EPP?

Outra coisa também...

Os volumes e as Duplicatas estão adicionadas de forma errada.
Você adiciou um volume só com a qVol = 1, depois adicionou outro volume somente com a esp=Caixa, e assim por diante.

Att,

Jean.

Editado por Jean M, 30 April 2010 - 03:50 PM.

#12 duard

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 20 posts
  • Estado:Minas Gerais

Adicionado 03 May 2010 - 07:14 AM

Amigo,

tem muito tempo que envio NFe Simples aqui e sempre foi :

ICMS 41 - Nacional para produtos de CFOP 5102
ICMS 60 - Nacional para produtos de CFOP 5405

IPI 53 - Cod. de enquadramento 999

PIS E COFINS 99

Sem problemas.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

View PostJean M, on 30 April 2010 - 03:45 PM, said:

Marcio, boa tarde.

Estava analizando o XML que você postou, e observei que no PIS e no COFINS você está colocando CST = 01.
Segundo a NT 2009.004 deve colocar 99 para o PIS e COFINS quando for Simples Nacional.
Mudou alguma coisa em relação a versão 2?
Ou isso tem a ver se a empresa é ME/EPP?

Outra coisa também...

Os volumes e as Duplicatas estão adicionadas de forma errada.
Você adiciou um volume só com a qVol = 1, depois adicionou outro volume somente com a esp=Caixa, e assim por diante.

Att,

Jean.

#13 juaumkiko

Membro - Senior 3

• Membros
  • 1575 posts

Adicionado 03 May 2010 - 07:40 AM

View Postduard, on 03 May 2010 - 07:14 AM, said:

Amigo,

tem muito tempo que envio NFe Simples aqui e sempre foi :

ICMS 41 - Nacional para produtos de CFOP 5102
ICMS 60 - Nacional para produtos de CFOP 5405

IPI 53 - Cod. de enquadramento 999

PIS E COFINS 99

Sem problemas.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Verifique o novo manual de integracao 4.0.1

A maioria das mudanças no layout se referem ao Simples Nacional.
Provavelmente vc tera de mudar a sua forma de emissao atual adequando a nova geracao da NFe.

[]´s

#14 juaumkiko

Membro - Senior 3

• Membros
  • 1575 posts

Adicionado 27 May 2010 - 06:37 AM

Olá...

Da série "A SEFAZ de SP tá pouco se lixando", enviei um solicitação para correção desse problema para eles:

Mensagem Original:

Simples Nacional

Pelo amor de Deus... revisem a validação do XML quando for Simples Nacional, pois em SP não consigo enviar um XML da NFE 2.0 quando o CRT=1 (Simples Nacional)... sempre volta erro na validacao. Outros estados o "mesmo" XML esta normal. É nitido q o problema é nos webservices de SP. Não sou o único a notar esse problema, mais desenvolvedores estao com a mesma situação.

Muito Obrigado

E depois de 1 mês de espera recebi a resposta:

Resposta da Mensagem 4021870
Prezado Senhor,

Direcionamos sua mensagem aos desenvolvedores.

Att,
Equipe NFe

Atenciosamente,

Total desleixo... aconselho a quem esta passando por esse problema procurar canais publicos de reclamação... como os jornais...
Tem um que parece que sempre vão atrás: http://www.agora.uol...efesadocidadao/
[email protected] ou 3224-3505

Creio que se não fizerem isso ... eles deixarao para arrumar isso em outubro... e nós desenvolvedores pagaremos o pato por não sobrar tempo hábil para testes.

[]´s
João Henrique

#15 Dionatan Santos

Membro - Junior 3

• Membros
  • PipPipPip
  • 114 posts
  • Estado:Rio Grande do Sul

Adicionado 28 May 2010 - 08:13 PM

pessoal surgiu algumas duvidas.. preciso colocar no campo observação quando se refere ao simples nacional?

ou não a necessidade? por exemplo cson 102..103...

#16 peterson161

Membro - Pleno 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 372 posts

Adicionado 08 June 2010 - 08:18 AM

Gente, hoje eu emiti duas NF's de simples nacional com CSOSN 102 e.... FORAM AUTORIZADAS.
Pelo jeito, a sefaz de SP resolveu o problema de validação do simples nacional na NFe 2.0

#17 wmkhost.com.br

Membro

• Membros
  • PipPip
  • 38 posts
  • Estado:Other Countries

Adicionado 27 August 2010 - 06:16 AM

Bom dia

Na NF-e 2.0 como devem ser digitados os impostos para empresas do simples nacional ?
e se tiver um xml de exemplo agradeceria, obrigado.

o acbrnfemonitor jah esta habilitado para 2.0 ?

#18 Carlos Century

Membro - Junior 2

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 204 posts

Adicionado 03 September 2010 - 03:29 PM

Ola amigo,

como ja citado acima, NFE do Simples Nacional deve ser informado
nas informaçoes adicionais da nfe:

DOCTO EMITIDO P/ ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL
PERMITE O APROVEITAMENTO DO CREDITO DO ICMS NO VALOR DE R$ (COLOCAR O VALOR) CORRESPONDENTE A ALIQUOTA DE (COLOCAR A ALIQUOTA) NOS TERMOS DO ART 23 DA LC 123/2006.
A ALIQUOTA DO ICMS ( VAI DE 1,25% A 3,95% ), DE ACORDO COM O FATURAMENTO DA EMPRESA QUE TER QUE VER NO ANEXO I DO SIMPLES NACIONAL TABELA DE COMERCIO.

NA NOTA FISCAL ELETRONICA NOS ITEM PRODUTOS – TRIBUTOS
ICMS SERA UTILIZADO O CODIGO-SITUACAO TRIBUTARIA (41) – NACIONAL
IPI (53) PIS (99) COFINS (99)
A ALIQUOTA DEPENDE DE CADA EMPRESA,DEPENDENDO DO FATURAMENTO DA EMPRESA
ATE 120.000,00 ALIQUOTA DE 1,25%
ATE 240.000,00 ALIQUOTA DE 1,86%
ATE 360.000,00 ALIQUOTA DE 2,33%
ATE 480,000,00 ALIQUOTA DE 2,56% E ASSIM POR DIANTE.

NO CASO DE CONSUMIDOR FINAL E EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES,NÃO SE CREDITA O ICMS.
ATE MAIS

Editado por Carlos Century, 03 September 2010 - 03:36 PM.

#19 Roberto Carlos

Membro - Novato

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Adicionado 28 October 2010 - 03:18 PM

Ola Amigo,

Não sei se resolveu seu problema, mas o que está acontecendo é o seguinte:

-As novas situações tributárias de ICMS para cliente simples nacional não estão sendo consideradas pelo ACBR, ou seja, se você envia um 0101, ele retorna situação "000" com base = 0 (Zero).

-Resumindo, a parte de layout da 2.0 para as situações de ICMS para simples nacional não estão sendo consideradas, eles estão considerando trabalhar com as situações antigas.

Mas nas antigas não há aproveitamento de alíquota, espero que eles consertem.

abraços.

#20 anfm

Membro - Senior 1

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 2265 posts

Adicionado 28 October 2010 - 06:31 PM

View PostRoberto Carlos, on 28 October 2010 - 03:18 PM, said:

Ola Amigo,

Não sei se resolveu seu problema, mas o que está acontecendo é o seguinte:

-As novas situações tributárias de ICMS para cliente simples nacional não estão sendo consideradas pelo ACBR, ou seja, se você envia um 0101, ele retorna situação "000" com base = 0 (Zero).

-Resumindo, a parte de layout da 2.0 para as situações de ICMS para simples nacional não estão sendo consideradas, eles estão considerando trabalhar com as situações antigas.

Mas nas antigas não há aproveitamento de alíquota, espero que eles consertem.

abraços.
O componente já trabalha com as duas situações(CST ou CSOSN), basta vc informar corretamente o campo CRT do emitente.

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)