Pessoal,
Estava aqui pensando com meus botões e depois de olhar o colega com o tópico sobre CRM.
Aqui na empresa nós temos necessidade de um software que até onde procurei, não há no mercado! Um sistema de informação para empresas de desenvolvimento que misture CRM e ALM, só que de forma não burocrática. Hoje usamos vários softwares diferentes! E seria muito bom se houvesse uma ferramenta integrada e única que atendesse a todos os requisitos.
Bom, quais as necessidades de uma pequena empresa de software (1 a 10 funcionários mais ou menos):
Vamos dividir as tarefas em 3 papéis distintos para iniciar. Suporte, desenvolvimento e comercial!
Desenvolvimento:
PROGRAMADOR: No desenvolvimento, nós temos que abrir tarefas, pedidos, bugs, etc.. Usamos um issue tracker para isso (bugzilla, mantis, flyspray, trac, outros, cartões de papel, etc...)
GERENCIAMENTO: Para o gerente de projetos, a informação do estado de um projeto, o que sua equipe está fazendo etc. Um relatório para apresentar o estado de um projeto para os patrocinadores do projeto (proprietários) é desejável. (MS Project, Open Workbench)
Quando temos uma equipe grande, o gerente precisa de informações mais detalhadas, enfim, de um processo burocrático. O Project ajuda um gerente, mas é burocrático. Se for uma equipe que use XP ou Scrum, podemos usar apenas papel. Há ferramentas para simples Kanbans que são bem legais para isso e permite a documentação do processo e seu gerenciamento de uma forma bem interessante.
Suporte:
Alguns usam os issue trackers citados para controlar não só os pedidos, mas as dúvidas (ineficientes para isso, cadastro de vários clientes como usuários...). Como registrar os atendimentos, os clientes que fizeram pedidos, os que precisam de retorno (diversos CRMs e ticket tools). A agenda de follow up também é importante.
Comercial:
O comercial também tem o follow up da venda. Visitas etc.
Podemos incluir aqui também o controle financeiro, emissão de boletos, notas, enfim... a parte completa de vendas.
Alguns de nós desenvolvedores também tem sistemas próprios de seriais para seus softwares, e estes não são facilmente extensíveis para controlar seriais. Principalmente quando há o vencimento períodico.
Moral da história: Muitos de nós desenvolvemos sistemas próprios para cuidar das tarefas internas, ao mesmo tempo que usamos várias ferramentas para as outras atividades. O problema que eu tenho é o retrabalho. Tenho que cadastrar o cliente no sistema de boletos do banco, no issue tracker, no crm, no emissor de notas, no controle de seriais.
Bom, estou aqui angariando opiniões, necessidades para quem sabe iniciar um projeto opensource que possa atender a todas essas necessidades. Focando desde o empreendedor individual (que é o cara e de repente a esposa cuidando do suporte ou financeiro). Ou até as pequenas empresas que tem necessidade de softwares assim e está passando como eu por essa fragmentação de ferramentas, para permitir que todo esse conteúdo seja controlado, mas da forma menos burocrática possível.
Opiniões, comentários, são bem vindos.
[]'s
Si Do Desenvolvedor - Idéia Para Um Projeto
Iniciado por Paulo Gurgel, Jun 08 2010 11:32 AM
2 respostas a este tópico
Adicionado 08 June 2010 - 11:32 AM
Adicionado 09 June 2010 - 01:53 PM
Programação: Aqui nós usamos Eventum (issue trac) comunicando com o SVN e Tortoise. Cada commit feito pelo Tortoise é logado no Eventum e relacionado (se assim o programador quiser.
Do que temos usado aqui, percebemos que há falta de uma integração melhor entre esses componentes. No nosso caso tivemos por exemplo que fazer um plugin (ainda está em fase de testes) para integrar o Tortoise no Eventum e usamos o pacote JVCL do Delphi pra integrar o Delphi ao Tortoise e consequentemente ao SVN. Tem funcionado muito bem, mas tudo isso deu um trabalho danado pra fazer e configurar, e a cada projeto adicionado ou alterado, mais trabalho...
Gerenciamento: também somos a favor de um processo mais simples e bem menos burocrático. Normalmente o Gerente de projeto é um programador ou analista com mais experiência e que também faz parte do processo da programação então não tem muito tempo pra tanta coisa. (Estou aqui mencionando uma equipe de 10 a 15 ao todo no máximo para o projeto)
Suporte e Comercial: Há softwares para helpDesk mas ainda não testamos e usamos nenhum... hoje quase tudo é feito na base do papel mesmo... Temos um software bem simples para controle de suporte de alguns projetos. Nesse caso, o software integra as vendas e suportes já que trabalhamos também com vendas por telefone e assim as atendentes podem vender ao fazer um suporte a clientes. As vendas de todos os softwares são acompanhadas de perto pelo gerente da empresa por meio de relatórios impressos (pelo software ou feitos pelos funcionários quando são vendas fora do software já citado).
Gostei muito da sua idéia. A dificuldade que eu vejo é talvez ter que recriar muito do que já está criado, talvez ama boa idéia fosse tentar integrar melhor as ferramentas que nós temos e simplificá-las, reduzindo a burocracia.
Do que temos usado aqui, percebemos que há falta de uma integração melhor entre esses componentes. No nosso caso tivemos por exemplo que fazer um plugin (ainda está em fase de testes) para integrar o Tortoise no Eventum e usamos o pacote JVCL do Delphi pra integrar o Delphi ao Tortoise e consequentemente ao SVN. Tem funcionado muito bem, mas tudo isso deu um trabalho danado pra fazer e configurar, e a cada projeto adicionado ou alterado, mais trabalho...
Gerenciamento: também somos a favor de um processo mais simples e bem menos burocrático. Normalmente o Gerente de projeto é um programador ou analista com mais experiência e que também faz parte do processo da programação então não tem muito tempo pra tanta coisa. (Estou aqui mencionando uma equipe de 10 a 15 ao todo no máximo para o projeto)
Suporte e Comercial: Há softwares para helpDesk mas ainda não testamos e usamos nenhum... hoje quase tudo é feito na base do papel mesmo... Temos um software bem simples para controle de suporte de alguns projetos. Nesse caso, o software integra as vendas e suportes já que trabalhamos também com vendas por telefone e assim as atendentes podem vender ao fazer um suporte a clientes. As vendas de todos os softwares são acompanhadas de perto pelo gerente da empresa por meio de relatórios impressos (pelo software ou feitos pelos funcionários quando são vendas fora do software já citado).
Gostei muito da sua idéia. A dificuldade que eu vejo é talvez ter que recriar muito do que já está criado, talvez ama boa idéia fosse tentar integrar melhor as ferramentas que nós temos e simplificá-las, reduzindo a burocracia.
Adicionado 09 June 2010 - 02:11 PM
Colega, esse é um desmotivador pessoal. Recriar ferramentas que já existem... mas algumas são horrendas de mexer e modificar, fora que a maioria delas teria de gerar um fork de um projeto que talvez nunca tenhamos contribuído... não acho legal isso.
O que eu precisaria seria: cliente ligou, pediu suporte... era duvida, respondeu. mas está registrada a dúvida, pois um dia posso olhar e ver que determinado modulo está dando muita duvida o que indica que eu preciso fazer alguma coisa nele. Melhorar documentação, ajuda, treinamento, UI...
Cliente ligou e fez um pedido, libera o pedido para o comercial, comercial aprova, chega no desenvolvimento já no issue tracker
Gerente que não tem muito tempo pois tb é desenvolvedor... olha na ferramenta, ve o que está feito, o que não está, se está em dia, se está atrasado e o que cada um está fazendo. Na maioria dos issue trackers eles não dão esse tipo de visão de forma simples... o gerente tem que "levantar" informações para tirar conclusoes.
Legal saber do eventum... não conhecia. Ele parece muito com o flyspray que uso, mas o flyspray está parado e não oferece integração com svn e isso é algo que sinto falta.
[]'s
O que eu precisaria seria: cliente ligou, pediu suporte... era duvida, respondeu. mas está registrada a dúvida, pois um dia posso olhar e ver que determinado modulo está dando muita duvida o que indica que eu preciso fazer alguma coisa nele. Melhorar documentação, ajuda, treinamento, UI...
Cliente ligou e fez um pedido, libera o pedido para o comercial, comercial aprova, chega no desenvolvimento já no issue tracker
Gerente que não tem muito tempo pois tb é desenvolvedor... olha na ferramenta, ve o que está feito, o que não está, se está em dia, se está atrasado e o que cada um está fazendo. Na maioria dos issue trackers eles não dão esse tipo de visão de forma simples... o gerente tem que "levantar" informações para tirar conclusoes.
Legal saber do eventum... não conhecia. Ele parece muito com o flyspray que uso, mas o flyspray está parado e não oferece integração com svn e isso é algo que sinto falta.
[]'s
1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)