Jump to content

- - - - -

Proposta Comercial

5 respostas a este tópico

#1 Paulo

Membro - Senior 2

• Membros
  • PipPipPipPipPipPipPipPipPipPip
  • 1633 posts
  • Estado:Rio de Janeiro

Adicionado 12 July 2010 - 03:17 PM

Gostaria de ter uma idéia de como fazer uma proposta para apresentar e vender um software. Essa proposta é para software específico. É interessante enviar telas para esta apresentação? Obs: Essa proposta é a primeira para o cliente, ou seja, não é contrato, é apresentação mesmo. Alguém pode me dar uma idéia? Tem mais, e quando não temos nada a mostrar, ou seja, uma proposta para começar a desenvolver o produto junto ao parceiro(cliente)? Ou seja, são dois modelos: Um tendo tela prontas e outra não tendo nada. Grato!

#2 Paulo Gurgel

Já esvaziou sua xícara hoje?

• (*)Insigne
  • 10498 posts
  • Você é Humano?:Sim
  • Estado:São Paulo

Adicionado 12 July 2010 - 03:47 PM

Colega,

Quando possível eu gosto de visitar pessoalmente o cliente, para um contrato de locação fica mais fácil. Tenho um PPT que pode ser enviado caso o cliente solicite ou então durante a visita o vendedor deixa uma cópia impressa, encadernada, full-size em papel de qualidade ;)

- Motivação do uso de um sistema de informação:
--> 2 a 4 slides que explicam as vantagens de usar um sistema de informação para aquele tipo de negócio
- A empresa
--> Quem somos, qual nosso know-how.
- Nossos parceiros
--> Algumas das empresas que confiaram no nosso trabalho

Até essa parte de cima, pode ser igual para os dois tipos de clientes, o que muda é o que vem a seguir:

Para um software que voce já tem:
Descreva o produto, os principais diferenciais em relação aos concorrentes (é mais rápido? mais fácil de usar? tem mais recursos? é mais barato?). Não é necessário avaliar toda a concorrencia, mas é bom saber os concorrentes mais fortes para aquela empresa que você está tentando fechar negócio.
Importante: neste trecho não faça propaganda negativa. Ressalte suas qualidades, não os defeitos dos concorrentes. Uma propaganda negativa na apresentação e você corre o risco de perder o cliente que já estava ganho.
Aqui você pode por algumas telas, mostrando as funcionalidades principais do seu sistema. (as mais importantes, as diferenciais...). Não esqueça de deixar um slide extra para enumerar tudo que não foi mostrado.

Para um projeto
Descreva as qualidades da empresa na execução de projetos
- Se usa metodologia ágil, como scrum, é importante citar e já pré-orientar o cliente quanto a este modelo de negócios e suas vantagens
- Se usa modelo fechado, descreva o porque o cliente te contrataria, mas tome cuidado com o tamanho do projeto neste caso... um projeto maior do que a empresa aguenta é a principal causa da falência da maioria das empresas do ramo.
- Enumere alguns projetos que você já fez e mostre algumas telas.

[]'s

#3 Paulo

Membro - Senior 2

• Membros
  • 1633 posts

Adicionado 13 July 2010 - 12:27 PM

Paulo, valeu pela orientação. Entenda o seguinte. Estou disputando com uma grande Multinacional, verdade e minha empresa nem sequer tem funcionário, apenas eu. Nessa empresa eu já trabalhei. Por incrivel que pareça, eles estão querendo sair dela por várias quastões que não convém discutir aqui. Caso eu consiga, será um gigantesco salto que darei nesse mercado. Agora, eu não tenho o sistema pronto e nem começado,pois ele extremamente específico, será preciso eles me enviarem informações para fazer alguma tela. Mas obtive a seguinte resposta. Se fulano realmente achar necessário hoje esse seu projeto, podemos sim, bancar isso. Essa resposta me deixou confiante que eu também posso chegar lá. Só preciso de um sim, e tenho que saber falar com ele para levar a essa resposta, o sim. Agora é que vem a questão: Palavras, poder de convencimento.

#4 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 13 July 2010 - 12:48 PM

Colega, o melhor que te indico é pesquisar um pouco sobre scrum, pois pelo visto o software que será desenvolvido não é pequeno e não é um projeto de duas semanas a um mês.
Obviamente você verá reuniões de equipe e tudo o mais, e isso você não aplicará como autonomo, mas o modo de se relacionar com o cliente é fortemente indicado.

Você tem uma idéia do que é o negócio, prepare-se para fazer um projeto real, como é feito numa grande empresa. Você cria a WBS do projeto para estimar corretamente os tempos e os custos. E faz um documento de requisitos que contenha exatamente o que você está se propondo a fazer. Se a empresa cliente for grande também, uma documentação de projeto bem feita é o que poderá convence-los a contratar você que é autonomo e não uma outra empresa de projetos que possa atender a necessidade deles.

[]'s

#5 Paulo

Membro - Senior 2

• Membros
  • 1633 posts

Adicionado 13 July 2010 - 03:12 PM

Em realidade eu não sou autônomo. Não gosto desse termo. Tenho uma emprea aberta e eles que entender, que estão ngociando com uma empresa e não com uma pessoa. Claro, que se tudo der certo, terei que colocar pessoas, profissionais para atender a demanda e isso já falei com eles, que eles terão uma pessoa In Loco lá na empresa, realizando parte do trabalho. A figura do eu sozinho não deve aparecer. É uma empresa e pronto. Gostei de suas dicas aí. Quanto ao Scrum já estou lendo alguma coisa sobre. Preciso dar uma imagem de gente grande e que somos capazes sim. Espero que este post também ajude a outros em situação semelhante a minha.

#6 Paulo Gurgel

• (*)Insigne
  • 10498 posts

Adicionado 13 July 2010 - 04:35 PM

Isso aí, está no caminho certo.
O ideal seria que tivesse uma pessoa do seu cliente dentro da sua empresa, como parte da sua equipe. Mas se não houver essa possibilidade, ter uma pessoa da sua equipe no cliente é uma boa. Cliente presente é muito importante nas metodologias ágeis.

[]'s

1 usuário(s) esta(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)